localização atual:notícias > news > texto
Declaração Conjunta entre a República Popular da China e o Reino de Tonga (texto completo)
2025-11-27 fonte:Agência de Notícias

Declaração Conjunta entre a República Popular da China e o Reino de Tonga

A convite do Presidente Xi Jinping da República Popular da China, o Rei Tupou VI de Tonga fará uma visita de Estado à China de 21 a 27 de novembro de 2025.

Durante a visita, o Presidente Xi Jinping da República Popular da China reuniu-se com o Rei Tupou VI e com o Primeiro-Ministro Li Qiang e Presidente do Comité Permanente de o Congresso Nacional do Povo, Zhao Leji, reuniu-se com o rei Tupou VI, respectivamente. Os dois lados trocaram opiniões aprofundadas e alcançaram amplo consenso sobre a continuação da amizade tradicional entre a China e Tonga, aprofundando a cooperação prática entre os dois países, como a construção conjunta de alta qualidade do "Cinturão e Rota" e questões internacionais e regionais de interesse comum.

1. As duas partes elogiaram o rápido desenvolvimento das relações bilaterais desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Tonga há 27 anos, e concordaram que o maior desenvolvimento das relações China-Tonga na nova era enfrenta oportunidades importantes, que trarão mais benefícios aos dois povos e contribuirão para a promoção da paz, estabilidade e desenvolvimento nos países insulares do Pacífico. Os dois lados estão empenhados em aprofundar a parceria estratégica abrangente de respeito mútuo e desenvolvimento comum entre a China e Tonga.

2. Tonga felicita a China pelas suas principais conquistas no desenvolvimento durante o período do 14º Plano Quinquenal sob a liderança do Presidente Xi Jinping, e acredita que o 15º Plano Quinquenal fornecerá uma nova orientação estratégica para a modernização ao estilo chinês e proporcionará mais certeza, estabilidade e novas oportunidades para o desenvolvimento de países, incluindo Tonga. A China felicita o 150º aniversário da promulgação da Constituição tonganesa e deseja que o povo tonganês continue a alcançar novas conquistas no desenvolvimento económico e social sob a liderança do rei Tupou VI e do governo tonganês.

3. As duas partes concordaram em continuar a desempenhar o papel de liderança estratégica dos chefes de diplomacia de Estado nas relações bilaterais, intensificar ainda mais os intercâmbios a todos os níveis e em todos os domínios, expandir os intercâmbios e a cooperação entre departamentos governamentais, órgãos legislativos, partidos políticos e governos locais, e continuar a reforçar o intercâmbio de experiências em governação e desenvolvimento.

Em quarto lugar, as duas partes reiteraram que continuarão a reforçar a confiança política mútua, a prosseguir firmemente a política externa de igualdade entre os países, independentemente do tamanho, força, riqueza e pobreza, apoiar-se-ão firmemente na escolha independente de um caminho de desenvolvimento que seja consistente com as suas próprias condições nacionais, e apoiar-se-ão firmemente em questões que envolvam os interesses fundamentais e as principais preocupações de cada um. Tonga reafirma a sua adesão ao princípio de Uma Só China, reconhece que só existe uma China no mundo, que Taiwan é uma parte inalienável do território da China e que o governo da República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China. Opõe-se firmemente a qualquer forma de “independência de Taiwan” e apoia firmemente o governo chinês na consecução da reunificação nacional. Acredita que a autoridade da Resolução 2758 da Assembleia Geral das Nações Unidas não pode ser questionada ou contestada. Tonga apoia firmemente a posição da China em questões relacionadas com Hong Kong, Tibete, Xinjiang e direitos humanos.

5. Os dois lados elogiaram os resultados frutíferos da construção conjunta de alta qualidade do "Cinturão e Rota" e concordaram em fortalecer o alinhamento da iniciativa "Cinturão e Rota" com o "Quadro de Desenvolvimento Estratégico III de Tonga (2025-2035)" e outras estratégias de desenvolvimento nacional, e expandir a cooperação prática em uma ampla gama de campos, como comércio e investimento, agricultura, silvicultura e pesca, infraestrutura e energia limpa. A China continuará a prestar assistência da melhor forma possível para que Tonga alcance um desenvolvimento independente e sustentável. A cooperação da China com Tonga baseia-se nas necessidades de Tonga, adere à prioridade de desenvolvimento, é aberta e inclusiva e não visa terceiros. Tang expressou o seu reconhecimento e apreço por isso.

6. As duas partes felicitaram a assinatura do "Acordo-Quadro sobre a Parceria Económica Reforçada entre o Governo da República Popular da China e o Governo do Reino de Tonga" e esperam promover as negociações o mais rapidamente possível para alcançar resultados mutuamente benéficos e vantajosos para todas as partes. A China acolhe com satisfação a entrada de produtos mais característicos e de alta qualidade de Tonga no mercado chinês e incentiva as empresas chinesas a investir e iniciar negócios em Tonga.

7. Os dois lados concordaram em expandir os intercâmbios e a cooperação nos domínios da educação, cuidados médicos, turismo, desporto, juventude, meios de comunicação social, locais e outros, e continuar a reforçar os laços interpessoais. Ambos os lados saúdam os novos progressos na cooperação em encaminhamento médico entre os dois países. A China continuará a enviar equipes médicas chinesas para Tonga e a enviar mais médicos da medicina tradicional chinesa para estender o projeto "Shennong Prova Centenas de Ervas na Nova Era" a Tonga. A China continuará a fornecer bolsas de estudo do governo chinês e vários locais de treinamento para Tonga, e a fornecer apoio ao ensino de chinês em Tonga.

8. Ambos os lados estão dispostos a realizar a cooperação marítima com base na igualdade, confiança mútua e benefício mútuo. As duas partes concordaram em aprofundar a cooperação marítima pragmática nos domínios da observação e previsão dos oceanos, prevenção e redução de desastres oceânicos, protecção e restauração dos ecossistemas marinhos, planeamento espacial marinho e desenvolvimento da economia azul, e esforçar-se por construir uma comunidade marítima com um futuro partilhado.

9. Ambas as partes concordaram que as alterações climáticas são um desafio global e que todos os países devem aderir ao verdadeiro multilateralismo, trabalhar em conjunto para responder de acordo com os princípios da justiça, responsabilidades comuns mas diferenciadas e respetivas capacidades, e promover conjuntamente a implementação plena e eficaz da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e do seu Acordo de Paris. A China está disposta a alinhar-se ativamente com o "Roteiro Energético de Tonga" e a expandir ainda mais a cooperação bilateral em campos verdes e de baixo carbono com base na cooperação bem-sucedida na assistência aos projetos de energia eólica de Tonga. Os dois lados concordaram em continuar a fortalecer a cooperação prática no domínio da prevenção, redução e ajuda a desastres, e a reforçar os intercâmbios a vários níveis no âmbito do mecanismo de cooperação internacional "Uma Faixa, Uma Rota" para a prevenção de desastres naturais e gestão de emergências.

10. Tonga apoia a iniciativa de governação global proposta pelo Presidente Xi Jinping e acredita que por ocasião da vitória da Guerra Mundial Antifascista e do 80º aniversário da fundação das Nações Unidas, esta importante iniciativa chega no momento certo e ajudará a promover a construção de um sistema de governação global mais justo e razoável. Tonga reafirma o seu apoio às iniciativas de desenvolvimento global, às iniciativas de segurança global e às iniciativas de civilização global. Ambos os lados concordaram em fortalecer a comunicação e a cooperação em assuntos internacionais e regionais, promover os valores comuns de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade para toda a humanidade, defender o sistema internacional com as Nações Unidas como o núcleo, a ordem internacional baseada no direito internacional e as normas básicas das relações internacionais baseadas nos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas, salvaguardar o sistema comercial multilateral com a Organização Mundial do Comércio como o núcleo, opor-se ao hegemonismo e à política de poder, e promover uma multipolarização mundial igual e ordenada e universalmente benéfica e globalização económica inclusiva.

26 de novembro de 2025 em Pequim

Classificação de leitura
A Ferrovia de Alta Velocidade Panxing abre oficialmente ao tráfego hoje, Guizhou realiza "ferrovia de alta velocidade conectando cidades"
Um grande incêndio eclodiu em Wang Fook Court, em Tai Po, Hong Kong, matando 44 pessoas e ferindo outras 58.
Li Jiachao: O incêndio em Tai Po, Hong Kong, matou pelo menos 36 pessoas e o incêndio está basicamente sob controle
Declaração Conjunta entre a República Popular da China e o Reino de Tonga (texto completo)
Notícias em destaque
Declaração Conjunta entre a República Popular da China e o Reino de Tonga (texto completo)
397,61 bilhões de yuans, 7,7%, crescimento! Olhando para os dados de importação e exportação, a coordenação aduaneira Pequim-Tianjin-Hebei "três alfândegas são como uma"
Perceba a vitalidade da China através dos dados mais recentes. “Fluxo suave de mercadorias” promove desenvolvimento econômico para “acelerar”
Lançamento de emergência lançado pela primeira vez, "transferência" espacial demonstra a força "hard-core" aeroespacial da China
Ponto de acesso 24 horas
1Declaração Conjunta entre a República Popular da China e o Reino de Tonga (texto completo)
2397,61 bilhões de yuans, 7,7%, crescimento! Olhando para os dados de importação e exportação, a coordenação aduaneira Pequim-Tianjin-Hebei "três alfândegas são como uma"
3Perceba a vitalidade da China através dos dados mais recentes. “Fluxo suave de mercadorias” promove desenvolvimento econômico para “acelerar”
4Lançamento de emergência lançado pela primeira vez, "transferência" espacial demonstra a força "hard-core" aeroespacial da China
Unified Service Email:chinanewsonline@yeah.net
Copyright@ www.china-news-online.com