CCTV News: Às 12h11 do dia 25 de novembro, o foguete transportador Longa Marcha 2F Yao 22 que transportava a espaçonave Shenzhou 22 foi acionado e lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. Depois de entrar em órbita, a espaçonave atracou com sucesso no porto dianteiro do módulo central Tianhe da estação espacial às 15h50 e, posteriormente, servirá como espaçonave de retorno para a tripulação de astronautas da Shenzhou 21. A análise apontou que a missão de lançamento da espaçonave Shenzhou 22 foi um sucesso total, marcando um novo nível nas capacidades de resposta a emergências espaciais tripuladas da China.
Pequenas rachaduras foram encontradas nas vigias da espaçonave e uma "transferência" espacial começou rapidamente

Diferente das missões anteriores, a espaçonave Shenzhou 22 está realizando uma missão de “lançamento de emergência” desta vez. A missão originou-se da espaçonave Shenzhou 20 em órbita sendo atingida por minúsculos detritos espaciais, causando pequenas rachaduras nas vigias. Para garantir a segurança absoluta dos astronautas, a sede decidiu ativar um plano reserva, permitindo que a tripulação dos astronautas retornasse na espaçonave Shenzhou 21 intacta e, ao mesmo tempo, lançou com urgência a espaçonave reserva Shenzhou 22.

Entende-se que a partir da missão Shenzhou-12, os lançamentos de naves espaciais tripuladas da China adotaram um modo de backup contínuo de "um por um e um por um". No caso de uma emergência, o veículo de lançamento reserva e a espaçonave tripulada podem mudar rapidamente do status de espera para o status de lançamento para realizar missões de resgate de emergência na estação espacial. Segundo relatos, o sistema de lançamento de foguetes de emergência tem três características inalteradas: o conceito de vida em primeiro lugar e segurança em primeiro lugar permanece inalterado, o status técnico básico do foguete permanece inalterado e o plano geral de vôo do foguete permanece basicamente inalterado.
A Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, Zeng Yaoxiang, disse que nenhum erro é permitido e que alguns cargos importantes também são equipados com um sistema especial de posto duplo para garantir que, durante a execução das tarefas, todo o trabalho seja executado de acordo com padrões elevados e requisitos rigorosos.
O primeiro lote de espaçonaves Shenzhou realiza uma série de melhorias técnicas

A espaçonave Shenzhou 22 é a primeira nave do novo lote de Shenzhou nave espacial. Esta espaçonave passou por duas melhorias importantes: primeiro, o sistema de instrumentos foi significativamente atualizado para tornar a interface homem-máquina mais bonita e amigável; segundo, o painel de instrumentos foi miniaturizado para liberar mais espaço para a cápsula de retorno. Zheng Wei, da China Aerospace Science and Technology Corporation, disse que todo o sistema de instrumentos foi bastante aprimorado para tornar a interface homem-máquina mais bonita; em segundo lugar, o seu tamanho foi bastante reduzido, proporcionando um espaço de instalação relativamente grande para a carga de downlink da cápsula de retorno.
Totalmente carregada com alimentos, remédios e outros suprimentos para fornecer suporte sólido para missões espaciais.
A espaçonave Shenzhou 22 não é tripulada e está carregada com alimentos espaciais, remédios espaciais, frutas e vegetais frescos, um dispositivo de eliminação de rachaduras nas vigias da espaçonave Shenzhou 20, etc. Mais tarde, servirá como espaçonave de retorno para a tripulação de astronautas da Shenzhou 21.
As tripulações da Shenzhou 20 e 21 giraram por um longo tempo, o que pode ter consumido algumas das coisas frescas originalmente trazidas para a Shenzhou 21. Aproveite esta oportunidade para compensar.
Esta missão é a 38ª missão de lançamento desde o estabelecimento do programa espacial tripulado da China e o 610º voo da série de foguetes transportadores Longa Marcha. É também a primeira missão de lançamento de emergência do programa espacial tripulado da China.



