localização atual:notícias > news > texto
Lançamento de emergência lançado pela primeira vez, "transferência" espacial demonstra a força "hard-core" aeroespacial da China
2025-11-26 fonte:cctv.com

CCTV News: Às 12h11 do dia 25 de novembro, o foguete transportador Longa Marcha 2F Yao 22 que transportava a espaçonave Shenzhou 22 foi acionado e lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. Depois de entrar em órbita, a espaçonave atracou com sucesso no porto dianteiro do módulo central Tianhe da estação espacial às 15h50 e, posteriormente, servirá como espaçonave de retorno para a tripulação de astronautas da Shenzhou 21. A análise apontou que a missão de lançamento da espaçonave Shenzhou 22 foi um sucesso total, marcando um novo nível nas capacidades de resposta a emergências espaciais tripuladas da China.

Pequenas rachaduras foram encontradas nas vigias da espaçonave e uma "transferência" espacial começou rapidamente

Diferente das missões anteriores, a espaçonave Shenzhou 22 está realizando uma missão de “lançamento de emergência” desta vez. A missão originou-se da espaçonave Shenzhou 20 em órbita sendo atingida por minúsculos detritos espaciais, causando pequenas rachaduras nas vigias. Para garantir a segurança absoluta dos astronautas, a sede decidiu ativar um plano reserva, permitindo que a tripulação dos astronautas retornasse na espaçonave Shenzhou 21 intacta e, ao mesmo tempo, lançou com urgência a espaçonave reserva Shenzhou 22.

Entende-se que a partir da missão Shenzhou-12, os lançamentos de naves espaciais tripuladas da China adotaram um modo de backup contínuo de "um por um e um por um". No caso de uma emergência, o veículo de lançamento reserva e a espaçonave tripulada podem mudar rapidamente do status de espera para o status de lançamento para realizar missões de resgate de emergência na estação espacial. Segundo relatos, o sistema de lançamento de foguetes de emergência tem três características inalteradas: o conceito de vida em primeiro lugar e segurança em primeiro lugar permanece inalterado, o status técnico básico do foguete permanece inalterado e o plano geral de vôo do foguete permanece basicamente inalterado.

A Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, Zeng Yaoxiang, disse que nenhum erro é permitido e que alguns cargos importantes também são equipados com um sistema especial de posto duplo para garantir que, durante a execução das tarefas, todo o trabalho seja executado de acordo com padrões elevados e requisitos rigorosos.

O primeiro lote de espaçonaves Shenzhou realiza uma série de melhorias técnicas

A espaçonave Shenzhou 22 é a primeira nave do novo lote de Shenzhou nave espacial. Esta espaçonave passou por duas melhorias importantes: primeiro, o sistema de instrumentos foi significativamente atualizado para tornar a interface homem-máquina mais bonita e amigável; segundo, o painel de instrumentos foi miniaturizado para liberar mais espaço para a cápsula de retorno. Zheng Wei, da China Aerospace Science and Technology Corporation, disse que todo o sistema de instrumentos foi bastante aprimorado para tornar a interface homem-máquina mais bonita; em segundo lugar, o seu tamanho foi bastante reduzido, proporcionando um espaço de instalação relativamente grande para a carga de downlink da cápsula de retorno.

Totalmente carregada com alimentos, remédios e outros suprimentos para fornecer suporte sólido para missões espaciais.

A espaçonave Shenzhou 22 não é tripulada e está carregada com alimentos espaciais, remédios espaciais, frutas e vegetais frescos, um dispositivo de eliminação de rachaduras nas vigias da espaçonave Shenzhou 20, etc. Mais tarde, servirá como espaçonave de retorno para a tripulação de astronautas da Shenzhou 21.

As tripulações da Shenzhou 20 e 21 giraram por um longo tempo, o que pode ter consumido algumas das coisas frescas originalmente trazidas para a Shenzhou 21. Aproveite esta oportunidade para compensar.

Esta missão é a 38ª missão de lançamento desde o estabelecimento do programa espacial tripulado da China e o 610º voo da série de foguetes transportadores Longa Marcha. É também a primeira missão de lançamento de emergência do programa espacial tripulado da China.

Classificação de leitura
A Ferrovia de Alta Velocidade Panxing abre oficialmente ao tráfego hoje, Guizhou realiza "ferrovia de alta velocidade conectando cidades"
Um grande incêndio eclodiu em Wang Fook Court, em Tai Po, Hong Kong, matando 44 pessoas e ferindo outras 58.
Li Jiachao: O incêndio em Tai Po, Hong Kong, matou pelo menos 36 pessoas e o incêndio está basicamente sob controle
Declaração Conjunta entre a República Popular da China e o Reino de Tonga (texto completo)
Notícias em destaque
Declaração Conjunta entre a República Popular da China e o Reino de Tonga (texto completo)
397,61 bilhões de yuans, 7,7%, crescimento! Olhando para os dados de importação e exportação, a coordenação aduaneira Pequim-Tianjin-Hebei "três alfândegas são como uma"
Perceba a vitalidade da China através dos dados mais recentes. “Fluxo suave de mercadorias” promove desenvolvimento econômico para “acelerar”
Lançamento de emergência lançado pela primeira vez, "transferência" espacial demonstra a força "hard-core" aeroespacial da China
Ponto de acesso 24 horas
1Declaração Conjunta entre a República Popular da China e o Reino de Tonga (texto completo)
2397,61 bilhões de yuans, 7,7%, crescimento! Olhando para os dados de importação e exportação, a coordenação aduaneira Pequim-Tianjin-Hebei "três alfândegas são como uma"
3Perceba a vitalidade da China através dos dados mais recentes. “Fluxo suave de mercadorias” promove desenvolvimento econômico para “acelerar”
4Lançamento de emergência lançado pela primeira vez, "transferência" espacial demonstra a força "hard-core" aeroespacial da China
Unified Service Email:chinanewsonline@yeah.net
Copyright@ www.china-news-online.com