Título: Demonstrando a sabedoria e o poder de "metade do céu" - participação igualitária das mulheres chinesas na construção da democracia socialista e do Estado de direito
Repórteres da Agência de Notícias Xinhua Qi Qi, Feng Jiashun, Yang Chi
Ao promover a prática da democracia popular ao longo de todo o processo, nosso país atribui grande importância à melhoria da participação das mulheres na gestão nacional e econômica, cultural e assuntos sociais. A maioria das mulheres goza de direitos políticos iguais e participa ativamente nas práticas democráticas. O caminho para o desenvolvimento da democracia e do Estado de direito está repleto da sabedoria e do poder de “metade do céu” e brilha com o brilho de uma época em que “as mulheres não são inferiores aos homens”.
Eles desempenham seus deveres de acordo com a lei e insistem em falar em nome do povo - Zhu Guoping, secretário da filial do Partido do Pingju Studio no distrito de Changning, Xangai, que foi eleito deputado ao Congresso Nacional do Povo por três mandatos consecutivos, é um notável representante do "primeiro-ministro de beco" de Xangai. Ao longo dos anos, ela apresentou uma série de sugestões focadas em cuidados a idosos, cuidados infantis e cuidados médicos, explicando vividamente a missão original dos representantes do povo para o povo.
Próximo à comunidade Hongchu, no distrito de Changning, em Xangai, o Pingju Studio está sempre lotado de gente. Este é o ponto de contato para legislação popular na Rua Hongqiao. Zhu Guoping incentiva os residentes da comunidade a participarem ativamente na formulação e revisão das leis. “Ser capaz de fornecer opiniões sobre a legislação dá a todos um sentido de participação”, disse Zhu Guoping.
Desde o 18.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, a profundidade e amplitude da participação das mulheres na gestão dos assuntos nacionais e sociais continuou a expandir-se.
Os dados mostram que entre os deputados ao 14º Congresso Nacional do Povo, os membros do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e os representantes do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, a proporção de mulheres atingiu um nível recorde. De acordo com o livro branco "Práticas e Conquistas da China na Promoção do Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", de 2018 a 2025, as mulheres representantes do Congresso Nacional do Povo apresentaram um total de 29.328 sugestões, críticas e opiniões, representando 42,3% do total de sugestões; desde a 14ª sessão, os membros do sexo feminino do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês apresentaram 4.282 propostas, representando 26,6% do total de propostas.
Por trás dos dados está a ampla participação das mulheres nas discussões políticas e na tomada de decisões democráticas. O poder das mulheres está a tornar-se uma parte indispensável e importante do sistema de governação nacional.
Eles fazem sugestões e participam na tomada de decisões e na governança - A Fábrica de Água Shanquan localizada na vila de Jiangmen, município de Angui, condado autônomo de Rongshui Miao, Guangxi, é um cenário de produção movimentado.
Esta é a primeira empresa administrada por uma aldeia na vila de Jiangmen que foi oficialmente colocada em operação no início deste ano. Foi construído sob a liderança e promoção de Yang Ning, secretário da filial do Partido na vila de Jiangmen e diretor do comitê da aldeia.
“A construção da fábrica não só aumentou a renda do coletivo da aldeia, mas também proporcionou oportunidades de emprego próximas para os moradores.” Yang Ning disse que na próxima etapa, ela continuará a liderar o coletivo da aldeia para continuar a desenvolver vários produtos agrícolas e expandir a indústria de pesquisa rural, para que os “bolsos” dos aldeões se tornem cada vez mais generosos e os seus sorrisos aumentem.
A história de Yang Ning é um epítome vívido de incontáveis quadros femininos.
Desde a nova era, o nosso país reviu leis e regulamentos, como a Lei Orgânica dos Comités de Moradores e a Lei Orgânica dos Comités de Residentes Urbanos, e melhorou continuamente as regras e regulamentos das aldeias e os pactos dos residentes, proporcionando uma garantia sólida para a maioria das mulheres participarem igualmente na prática democrática mais autêntica, ampla e eficaz.
Os dados mostram que nos 10 anos de 2012 a 2022, a proporção de mulheres entre os membros dos comités da aldeia em todo o país aumentou 4 pontos percentuais; a proporção de mulheres entre os membros dos comités de bairro aumentou 5,5 pontos percentuais. As trabalhadoras participam ativamente na gestão democrática das empresas. Em 2023, as mulheres diretoras representarão 37,7% dos diretores empregados no conselho de administração da empresa, um aumento de 11,4 pontos percentuais em relação a 2012; os representantes dos trabalhadores femininos representarão 34,2% dos representantes dos trabalhadores da empresa, um aumento de 4,4 pontos percentuais em relação a 2012.
Em todos os aspectos da tomada de decisões democráticas, "Half the Sky" contribui para os seus jovens com ideias vívidas e engenhosas e faz sugestões activamente em voz alta.
Eles seguravam balanças nas mãos para salvaguardar a imparcialidade e a justiça – a recuperação do dinheiro dos produtores de vegetais foi o primeiro caso que Song Yushui, vice-diretor do Tribunal de Propriedade Intelectual de Pequim, tratou quando começou a trabalhar. E ela sempre ficava muito emocionada quando falava sobre como o horticultor chorava porque recebia de volta um escasso maço de dinheiro.
"Não despreze o julgamento de casos de pequena importância; não despreze grupos vulneráveis, trate todas as partes de forma justa; não despreze quaisquer direitos das partes e respeite plenamente a dignidade e os interesses das partes." Estes são os “três capítulos da lei” de Song Yushui para si mesmo e também o compromisso mais solene para todas as partes envolvidas.
Arquivamento de casos, audiências judiciais, mediação de litígios... No caminho para o desenvolvimento da democracia e do Estado de direito, o nosso país atribui grande importância à formação e selecção de quadros femininos e ao desenvolvimento de membros femininos do partido.
O livro branco "Práticas e realizações da China na promoção do desenvolvimento abrangente das mulheres na nova era" mostra que 42,3% dos juízes em todo o país são mulheres, 43,78% dos promotores em todo o país são mulheres e 51,5% dos jurados em todo o país são mulheres.
Sabedoria e profissionalismo, paciência e delicadeza. “Seu poder” interpreta a majestade e o calor da lei e salvaguarda efetivamente a imparcialidade e a justiça social.
Eles têm ideias engenhosas para resolver conflitos e disputas ——Como os tempos exigem, eles são "versáteis" e ativos na governança de base.
Todas as manhãs, no estúdio de mediação "Irmãs Deqing" do Centro de Gestão Abrangente do Condado de Deqing, na cidade de Huzhou, província de Zhejiang, as "Irmãs Deqing" vestiram seus coletes vermelho-rosa, pegaram seus certificados de mediadora e se prepararam para começar um dia agitado de trabalho.
Os pais não têm problemas pequenos e os conflitos e disputas são resolvidos com habilidade. As “Irmãs Deqing” desempenham um papel insubstituível na resolução de conflitos e disputas a nível popular.
Reúna "seu poder", resolva milhares de nós com habilidade e discutam juntos um lar feliz. Actualmente, o nosso país tem mais de 430.000 conselhos de mulheres, mais de 7 milhões de membros executivos de federações de mulheres e mais de 24 milhões de mulheres voluntárias registadas, activas em comunidades urbanas e rurais, resolvendo conflitos à "porta", prestando serviços "ao coração" e integrando a educação familiar e a tradição familiar na vida quotidiana.
Com o passar dos tempos, “sua” figura brilha.
Da mediação de conflitos e disputas, à construção da civilização espiritual, à participação na governança social... Faça bom uso da “sua sabedoria” e reúna “o seu poder”. Na nova era, as mulheres participam activamente na governação social e na tomada de decisões, injectando um impulso indispensável na modernização do sistema de governação nacional e das capacidades de governação, e unindo mãos para criar um belo novo capítulo no desenvolvimento das mulheres!