Em 3 de dezembro, o Instituto de Consultoria Estratégica de Ciência e Tecnologia da Academia Chinesa de Ciências, o Centro de Documentação e Informação da Academia Chinesa de Ciências e a Clarivate realizaram conjuntamente o Seminário e Lançamento da Fronteira de Pesquisa 2025 em Pequim. O relatório "2025 Research Frontiers" e o relatório "2025 Research Frontiers Heat Index" divulgados na conferência mostraram que os índices de calor da fronteira de pesquisa do meu país em seis campos ficaram em primeiro lugar no mundo.
As "Frentes de Pesquisa de 2025" baseiam-se em 13.318 frentes de pesquisa do ESI (Essential Science Index Database) e selecionam e exibem as frentes de pesquisa de 2025 em ciências agrícolas, botânica e zoologia, ecologia e ciências ambientais, ciências da terra, medicina clínica e ciências biológicas. , 110 fronteiras quentes e 18 fronteiras emergentes em 11 grandes campos temáticos altamente agregados, incluindo química e ciência dos materiais, física, astronomia e astrofísica, matemática, ciência da informação, economia, psicologia e outras ciências sociais, reflectem de forma mais objectiva as tendências de desenvolvimento de disciplinas relacionadas. O "Índice de Calor da Frente de Pesquisa 2025" baseia-se na "Frente de Pesquisa 2025" e avalia o desempenho da China, dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Alemanha e do Canadá nas frentes de pesquisa acima mencionadas.
O relatório mostra que, com base no desempenho global de 11 grandes campos científicos, os Estados Unidos continuam no topo da lista, ficando em primeiro lugar em metade das frentes de investigação; A China ocupa o segundo lugar, ficando em primeiro lugar em mais de 40% das frentes de investigação; o Reino Unido, a Alemanha e o Canadá ocupam o terceiro ao quinto lugar.
"A China ocupa o primeiro lugar no índice de popularidade da fronteira de pesquisa em 6 campos, e os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar em 5 campos. Os dois países juntos têm as pontuações mais altas em todos os campos." Yang Fan, vice-diretor do Instituto de Inteligência Estratégica do Instituto de Consultoria Estratégica de Ciência e Tecnologia da Academia Chinesa de Ciências, disse que a China ocupa o primeiro lugar em ciências agrícolas. O índice de popularidade da fronteira de pesquisa nas áreas de botânica e zoologia, ecologia e ciência ambiental, química e ciência dos materiais, física, ciência da informação, economia, psicologia e outras ciências sociais está em primeiro lugar, mostrando que a base de pesquisa nessas áreas é sólida, a exploração de fronteira é ativa e a influência acadêmica é notável.
"A China ocupa o segundo lugar nas áreas de ciências da terra, ciências biológicas e matemática, e o progresso geral é óbvio para todos; continuou a fazer progressos na medicina clínica, astronomia e astrofísica, e agora entrou entre os cinco primeiros do mundo." Yang Fan disse que, no geral, os Estados Unidos ainda são o país mais ativo e a China continua a ocupar o segundo lugar, mas a diferença entre a China e os Estados Unidos continua a diminuir.



