Ao resolver os problemas de superficialidade, fragmentação e alteridade na produção de conteúdo, as histórias chinesas podem ser "vistas" em virtude de sua singularidade, "compreendidas" por sua semelhança e continuar a irradiar vitalidade no contexto moderno e no contexto mundial.
Não muito tempo atrás, a 43ª sessão da Conferência Geral da UNESCO aprovou uma resolução para estabelecer o dia 21 de março de cada ano como o "Dia Internacional do Tai Chi". Este dia coincide com o equinócio vernal no hemisfério norte. O ritmo natural de “mesmo dia e noite, frio e calor” ecoa a conotação filosófica da “unidade da natureza e do homem” do Tai Chi. A instituição do "Dia Internacional do Tai Chi" demonstra o encanto da excelente cultura tradicional da China, que é de grande importância para melhorar a saúde e o bem-estar humanos, promover o intercâmbio e a aprendizagem mútua entre as civilizações e promover a paz e o desenvolvimento mundiais.
Nos últimos anos, a cultura chinesa fez grandes progressos no exterior e a sua influência continuou a expandir-se. Dos produtos culturais da Cidade Proibida e "Tang Palace Night Banquet" e outros produtos culturais nacionais da moda "fora do círculo" no exterior, a jogos como "Black Myth: Wukong" e "Genshin Impact" classificados no topo das listas de download em mais de 100 países e regiões, até a Qidian International lançando um lote de traduções de alta qualidade de artigos online chineses, as exportações culturais demonstram vividamente a história e realidade, tradição e inovação, sabedoria e busca da China para o mundo.
O sucesso da PI cultural fenomenal marca uma profunda transformação da expansão cultural no exterior, da expansão em escala à melhoria da qualidade, da produção de produtos à disseminação de valor. A construção de fundações contextuais, a expansão do círculo ecológico e a descoberta de algoritmos fornecem três perspectivas de observação.
O conteúdo é rei e o contexto é a base. A excelente cultura tradicional da China é a fonte de uma expansão cultural constante e de longo prazo no exterior. O jogo "Han Shuihan" usa a estética da Dinastia Song para construir um sistema visual, e a série de TV "A Lenda do Mar Tibetano" usa elementos do patrimônio cultural intangível para contar histórias de suspense. Os seus códigos de trânsito transformam genes culturais tradicionais em narrativas perceptíveis e interactivas. Quanto mais nacional for, mais global será. Somente aderindo à integridade das raízes culturais, criando novas formas de expressão, transformando criativamente e desenvolvendo de forma inovadora a excelente cultura tradicional da China, e resolvendo os problemas de superficialidade, fragmentação e alteridade na produção de conteúdo, as histórias chinesas poderão ser "vistas" em virtude da sua singularidade, "compreendidas" pela sua semelhança, e continuar a irradiar vitalidade nos contextos modernos e mundiais.
A publicação é a chave e o círculo ecológico é ampliado. Actualmente, as exportações culturais estão a inaugurar uma transição da “produção de um único produto” para a “construção ecológica”. Por exemplo, o China Literature Group transplantou mecanismos de plataforma doméstica maduros para o exterior. Por meio de operações locais, cultivou mais de 500 mil criadores estrangeiros e criou 770 mil obras no primeiro semestre deste ano, formando uma cadeia ecológica completa de "pagamento de conteúdo - contratação do autor - interação do leitor". Ao mesmo tempo, com a ajuda da autorização de PI, desenvolvimento cooperativo, etc., inovou o modelo de desenvolvimento e promoção de PI no exterior. “Ecologicalização” significa não apenas concentrar-se na construção de uma rede de comunicação externa que integre online e offline, prestando igual atenção ao físico e digital, e atualizando a “comunicação unidirecional” para a “cocriação global”; também precisa de expandir activamente o "círculo de amigos" cultural internacional, agregar recursos de alta qualidade, construir uma rede de comunicação cultural global diversificada e colaborativa e criar um novo padrão de diálogo civilizado.
A tecnologia é usada e algoritmos são usados para quebrar as regras. As novas tecnologias representadas pela inteligência artificial estão a remodelar a lógica subjacente às exportações culturais e a proporcionar a possibilidade de experiências culturais personalizadas e interativas. Por exemplo, entre os trabalhos de tradução na maioria das plataformas, a proporção de tradução de IA ultrapassou 50%, rompendo o gargalo da comunicação entre idiomas; a tecnologia de inteligência artificial também pode ser aplicada à distribuição de conteúdo para obter recomendações personalizadas aos leitores. No futuro, ao acelerar a construção de corpora culturais de alta qualidade, ao desenvolver plataformas de criação inteligentes e ao promover a evolução dos produtos culturais em direções como móveis, personalizados, interativos e imersivos, poderemos realizar a atualização da comunicação inteligente de "as pessoas procuram conteúdo" para "o conteúdo compreende as pessoas" e cultivar uma nova ecologia de colaboração inteligente e orientada por dados, ligação à indústria e partilha de valor para a expansão cultural no exterior.
Autoconfiança cultural e herança profunda; levar a cultura para o exterior tem amplas perspectivas. Devemos continuar a melhorar o poder de influência cultural do país e a influência da cultura chinesa, para que a cultura chinesa possa florescer e brilhar mais intensamente no jardim das civilizações mundiais.



