A 18ª reunião do Comitê Permanente da 14ª Assembleia Popular Nacional votou no dia 24 a adoção de uma decisão sobre o estabelecimento do Dia da Libertação de Taiwan. O dia 25 de outubro será legalmente estabelecido como o Dia da Libertação de Taiwan, e o país realizará atividades comemorativas de diversas formas.
A decisão destacou que em 1945, todo o povo chinês, incluindo os compatriotas de Taiwan, travou batalhas sangrentas e obteve a grande vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial. Taiwan foi posteriormente libertada e devolvida ao abraço da pátria mãe. A recuperação de Taiwan é um resultado importante da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa. É uma prova importante e incontestável de que o governo chinês retomou o exercício da soberania sobre Taiwan. É um elo importante na cadeia histórica e jurídica que Taiwan faz parte da China. É a glória comum dos compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan e a memória nacional de todo o povo chinês. A fim de salvaguardar a vitória da Guerra Mundial Antifascista e da ordem internacional do pós-guerra, demonstrar a firme vontade de aderir ao princípio de Uma Só China e defender a soberania nacional, a unidade e a integridade territorial, fortalecer a memória histórica nacional comum dos compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan, promover o espírito de patriotismo e encorajar os compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan a fazerem novas contribuições para a reunificação nacional e o rejuvenescimento nacional na nova era e na nova jornada, de acordo com a Constituição da República Popular da China, a 18ª Sessão do Comité Permanente da 14ª Assembleia Popular Nacional decidiu estabelecer o Dia da Libertação de Taiwan.
Ao explicar o projeto de decisão ao Comitê Permanente, Shen Chunyao, diretor do Comitê de Assuntos Jurídicos do Comitê Permanente do Congresso Nacional Popular, apresentou que em 25 de outubro de 1945, a cerimônia de rendição da província de Taiwan no Teatro Chinês foi realizada em Taipei. Neste ponto, Taiwan e as Ilhas Penghu foram devolvidas à jurisdição soberana da China. Nos últimos anos, deputados da Assembleia Popular Nacional, membros do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e compatriotas de Taiwan fizeram repetidamente sugestões para estabelecer um aniversário para a libertação de Taiwan e realizar atividades comemorativas. Estabelecer o Dia da Libertação de Taiwan e realizar actividades comemorativas a nível nacional ajudará a reflectir o facto histórico irrefutável de que Taiwan é uma parte inalienável da China, consolidará a adesão da comunidade internacional ao padrão de Uma Só China, levará os compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan a herdar e levar adiante o grande espírito de resistência, e inspirará todo o povo chinês a unir-se e lutar pela reunificação da pátria mãe e nacional. rejuvenescimento.


