O Departamento Nacional de Estatísticas divulgou recentemente dados económicos relativos aos três primeiros trimestres. Entre eles, a economia da indústria de serviços alcançou um rápido crescimento, a indústria de serviços moderna liderou o desenvolvimento e a indústria de serviços emergente fez novos progressos.
A "estabilidade" da indústria de serviços contribuiu significativamente para o crescimento económico. Cálculos preliminares mostram que nos primeiros três trimestres, o valor agregado da indústria de serviços foi de 59.295,5 bilhões de yuans, um aumento anual de 5,4%. O valor acrescentado da indústria de serviços representou 58,4% do PIB, um aumento de 0,8 pontos percentuais face ao mesmo período do ano passado, e contribuiu com 60,7% para o crescimento da economia nacional, impulsionando o crescimento do PIB em 3,1 pontos percentuais. A indústria de serviços desempenha um papel cada vez mais importante na economia nacional. O rápido crescimento do consumo de serviços acelerará a transformação da estrutura económica da indústria e do comércio de mercadorias para uma economia de serviços, o que ajudará a formar uma estrutura económica mais dinâmica e resiliente.
A iteração contínua de novas forças motrizes e novas tecnologias continua a estimular o potencial de desenvolvimento da indústria de serviços. No dia a dia, os pontos de venda expresso de rua oferecem “entrega no dia seguinte” e são cada vez mais eficientes; o atendimento inteligente ao cliente das empresas responde “em segundos” e “não se perde”; na comunidade, você pode usar terminais inteligentes para se inscrever na seguridade social e pagar serviços públicos sem sair de casa. O desenvolvimento iterativo da inteligência artificial e de outras tecnologias torna melhor a experiência de quem é atendido. Nos três primeiros trimestres, o valor acrescentado da indústria de transmissão de informação, software e serviços de tecnologias de informação aumentou 11,2% em termos anuais, e o índice de produção em setembro atingiu 12,8%; a indústria de aplicações de tecnologia digital não ficou atrás, com crescimento de receita de 11,7% de janeiro a agosto, colocando em prática a “inteligência digital” de um slogan. Há também o investimento em serviços de alta tecnologia, que aumentou 6,1% em termos homólogos, dos quais o investimento em serviços de informação aumentou até 33,1%. A preferência do mercado pelo “conteúdo técnico” da indústria de serviços torna claramente visível o potencial de novas forças motrizes.
A melhoria e modernização do consumo de serviços trouxe mais modelos e novas tendências para o desenvolvimento económico. Nos primeiros três trimestres, as vendas a retalho de serviços aumentaram 5,2%, 0,6 pontos percentuais acima da taxa de crescimento das vendas a retalho de mercadorias. Mais consumidores estão dispostos a pagar por “experiência” e “qualidade”. O modelo “desempenho + viagens” durante o verão atraiu inúmeras atenções, e o volume de transações de comércio eletrônico das plataformas de serviços turísticos aumentou mais de 20%; de julho a agosto, o número de apresentações comerciais e de bilheteria em todo o país aumentaram. Muitos dramas populares esgotaram as suas digressões nacionais, festivais de música locais combinam o património cultural imaterial local para criar espectáculos especiais e muitos consumidores planeiam viagens curtas especificamente para um espectáculo. “Assistir a um show + check-in” se tornou uma nova tendência de consumo. À medida que as exigências dos consumidores se tornam cada vez mais diversificadas, os serviços personalizados tornaram-se uma tendência, com os consumidores a deixarem de comprar bens para desfrutarem de experiências de serviço.
O "poder dos fãs internacionais" da indústria de serviços não pode ser ignorado. De Janeiro a Agosto, a importação e exportação do comércio de serviços do meu país aumentou 7,4%, dos quais a exportação de serviços de viagens subiu para 57,6%; a política de isenção de visto de trânsito foi reforçada e o número de estrangeiros elegíveis para entrada sem visto aumentou 52,1% em relação ao ano anterior, e a popularidade de "Viagens à China" continua a aumentar. Ao mesmo tempo, a utilização real do investimento estrangeiro na indústria de serviços foi de 366,19 mil milhões de yuans, representando mais de 70% de todo o investimento estrangeiro. Isto mostra que o mercado internacional tem plena confiança na indústria de serviços da China e que a indústria de serviços abertos está a atrair mais recursos globais.
A economia da indústria de serviços continuou a funcionar suavemente nos primeiros três trimestres e a qualidade do desenvolvimento continuou a melhorar. Acredita-se que à medida que mais serviços de alta qualidade e novas tecnologias forem mais integrados, o sentido de experiência e procura dos consumidores continuará a aumentar, e a indústria de serviços libertará mais potencial e proporcionará novos pontos de crescimento para o desenvolvimento económico.


