Os repórteres do Diário do Povo de Pequim (repórteres Li Xinping e Song Haoxin) aprenderam com o China State Railway Group Co., Ltd .: Em 28 de novembro, o número acumulado de trens China-Europa ultrapassou 120.000 e o valor das mercadorias enviadas ultrapassou 490 bilhões de dólares americanos. As viagens de ida e volta estão basicamente equilibradas, e a taxa abrangente de contêineres pesados está basicamente estável em 100%.
Os canais de transporte continuam a se expandir. Actualmente, 128 cidades do meu país abriram comboios de carga China-Europa, alcançando 232 cidades em 26 países europeus e mais de 100 cidades em 11 países asiáticos. O escopo do serviço cobre basicamente toda a Ásia e Europa.
A variedade de produtos é mais abundante. Os tipos de mercadorias transportadas pelos comboios China-Europa expandiram-se para 53 categorias e mais de 50.000 mercadorias. Bens de alto valor agregado, como peças automotivas, equipamentos mecânicos, eletrônicos e eletrodomésticos, tornaram-se a principal fonte de bens exportados pelos trens China-Europa.
As capacidades portuárias foram significativamente melhoradas. Os seis principais portos de Alashankou, Horgos, Erenhot, Manzhouli, Suifenhe e Tongjiang têm capacidade de transferência de 184 trens em um único dia, e o tempo de desembaraço aduaneiro foi reduzido de cerca de meio dia para menos de 30 minutos, e o mais rápido leva apenas alguns minutos.
A organização do abastecimento é mais eficiente. Na China, 14 centros de coleta de trens de carga China-Europa foram formados em Xi'an, Chengdu-Chongqing, Zhengzhou, Jinhua (Yiwu), etc., acelerando a transformação dos trens de carga China-Europa de "ponto a ponto" para "hub-to-hub". Nos primeiros dez meses deste ano, o número de comboios China-Europa que passaram por 14 centros de montagem representou 87% do total do país.
Os custos de transporte são efetivamente reduzidos. À medida que a escala da operação continua a expandir-se, os preços de transporte interno e externo dos comboios China-Europa caíram mais de 40% em comparação com a fase inicial da operação. os departamentos financeiro, fiscal, aduaneiro e outros do meu país introduziram políticas como reduções fiscais nos portos de partida terrestre e partilha preferencial de carga e deduções para o troço doméstico de regresso dos comboios China-Europa, o que reduziu ainda mais os custos operacionais das empresas.



