China News Service Hong Kong (Repórter Dai Xiaolu) O feriado de oito dias do Dia Nacional e do Festival do Meio Outono na China continental está chegando ao fim. O Departamento de Imigração do Governo da RAE de Hong Kong respondeu às perguntas dos repórteres do Serviço de Notícias da China na noite do dia 7. Às 21h daquele dia, cerca de 120.000 turistas do continente visitaram Hong Kong naquele dia. Incluindo os primeiros seis dias do feriado, um total de cerca de 1,285 milhão de turistas do continente visitaram Hong Kong, um aumento de cerca de 5,7% em comparação com cerca de 1,216 milhão durante o feriado de sete dias do Dia Nacional do ano passado.
Shao Jiahui, membro do Conselho Legislativo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (setor atacadista e varejista), disse que durante os feriados prolongados, os turistas do continente se reúnem principalmente em áreas turísticas tradicionais, como Tsim Sha Tsui. Entre eles, as vendas de categorias clássicas e populares, como cosméticos e artigos de luxo, tiveram bom desempenho, com aumento significativo em relação ao mesmo período do ano passado. Muitos comerciantes do setor relataram crescimento de dois dígitos no volume de negócios. Mencionou que a estrutura do fluxo de passageiros de turistas do continente para Hong Kong apresenta características óbvias de férias. Durante os fins de semana, os turistas provenientes das cidades do continente da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau são principalmente turistas. Esses “turistas recorrentes” estão mais inclinados a ir a áreas remotas de Hong Kong para viagens aprofundadas. Durante os feriados prolongados, mais turistas de longa distância chegam a Hong Kong através de trens de alta velocidade ou aviões. Devido ao menor número de visitas, as suas necessidades de compras são mais concentradas e estão mais inclinados a adquirir os seus produtos preferidos.
O presidente da Associação da Indústria de Catering de Hong Kong, Yang Zhennian, disse que a atmosfera geral de consumo em Hong Kong foi boa durante os feriados prolongados. O fluxo de clientes esteve altamente concentrado no Dia Nacional e no Festival do Meio Outono, enquanto os restantes feriados permaneceram dispersos. A escala geral dos negócios foi basicamente a mesma do mesmo período do ano passado, mas a taxa de reservas em restaurantes teve um desempenho excelente, aumentando de 10 a 20% em comparação com fins de semana normais. Além disso, as preferências de consumo da restauração estão a mudar. Por exemplo, no passado, os mais velhos assumiam a liderança na escolha de restaurantes chineses. Os jovens tornaram-se gradualmente os principais decisores na restauração, impulsionando o aumento das reservas em restaurantes coreanos, japoneses e outras especialidades.