China News Service, Pequim (Repórter Liu Wenwen) De acordo com o relato público do "Expresso Consular" do dia 26, com a aproximação do Ano Novo Lunar, o Ministério das Relações Exteriores da China e a Embaixada e Consulados da China no Japão lembraram aos cidadãos chineses que evitem viajar ao Japão em um futuro próximo. No mesmo dia, várias companhias aéreas chinesas emitiram novamente avisos sobre o tratamento especial de bilhetes para rotas relacionadas com o Japão. A política de reembolso e troca gratuita de bilhetes que cumpram as condições aplicáveis foi prorrogada até 24 de outubro deste ano.
Air China, China Southern Airlines, China Eastern Airlines, Sichuan Airlines, Xiamen Airlines, Shanghai Airlines, Shandong Airlines e outras companhias aéreas anunciaram que de acordo com o lembrete de viagem emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, para ajudar os passageiros a organizar melhor seus planos de viagem, para passagens compradas antes das 12h do dia 26 de janeiro e com datas de viagem de 29 de março a 24 de outubro, reembolsos e alterações podem ser feitos gratuitamente dentro do período de validade das passagens. É relatado que as companhias aéreas acima mencionadas emitiram repetidamente planos especiais de descarte para bilhetes de passageiros envolvendo voos de entrada e saída em rotas japonesas. A política anterior de reembolso e alteração gratuita será implementada até 28 de março.
Os dados do Flight Manager mostram que, em 26 de janeiro, 49 rotas China-Japão cancelaram todos os voos em fevereiro de 2026, um aumento adicional em relação a janeiro. Em janeiro de 2026, a taxa de cancelamento de voos da China para o Japão atingiu 47,2%, um aumento de 7,8 pontos percentuais em relação a dezembro de 2025. (Fim)


