localização atual:notícias > news > texto
A Estação Espacial Chinesa dará as boas-vindas a um “irmão mensageiro espacial”: a nave espacial de carga leve faz sua estreia e entra na fase geral de testes
2025-12-09 fonte:cctv. com

Notícias CCTV: Recentemente, o protótipo preliminar da nave espacial de carga leve desenvolvida pelo Instituto de Inovação de Microssatélites da Academia Chinesa de Ciências completou uma série de verificações técnicas importantes e entrou na fase geral de testes. No futuro, a espaçonave de carga Qingzhou também realizará as tarefas de transporte de carga upstream e downstream de baixo custo da Estação Espacial Chinesa. Assista à visita exclusiva dos repórteres da CCTV.

Repórter de CCTV Shuai Junquan: Como é desempacotar uma entrega expressa no espaço? Recentemente, o mensageiro espacial - a mais recente nave espacial de carga leve desenvolvida em meu país, passou por seu exame preliminar e entrou na fase de testes gerais. Realizamos uma visita exclusiva e a nave espacial de carga leve também fez sua primeira aparição pública.

Pode-se ver que nossa espaçonave de carga leve é ​​​​composta por uma cabine selada no corpo principal e um cone de cauda não selado na seção traseira. Pode ser vividamente imaginado como o caminhão que vemos, como uma grande caixa lacrada com um compartimento de carga de caminhonete na parte traseira. Desta forma, muitos equipamentos de precisão e suprimentos para a vida diária podem ser transportados na cabine selada, e a vértebra caudal aberta na parte traseira pode transportar alguns equipamentos que requerem experimentos de exposição espacial.

Repórter de CCTV Shuai Junquan: "Entrega em porta" é a missão principal de "Qingzhou". Ele pode transportar 1,8 toneladas de “pacotes espaciais” de forma constante para a estação espacial. Além disso, a espaçonave “Qingzhou” também é responsável pela tarefa de “recolhimento porta a porta”. Pode embalar e armazenar o lixo doméstico produzido na estação espacial e os resíduos de equipamentos substituídos. Ao final da missão, ele atuará como um “necrófago” responsável, levando consigo todos os dejetos do navio, caindo na atmosfera terrestre na direção especificada e queimando completamente nas águas desabitadas do Pacífico Sul. Deve verdadeiramente “agitar as mangas e não deixar lixo para trás”.

Além de poder entregar e recuperar, o compartimento de carga da espaçonave "Qingzhou" é ainda mais exclusivo. Em primeiro lugar, está equipado com um sistema de cadeia de frio configurável, que equivale a um “refrigerador espacial” modular. Cada módulo tem volume de 60 litros e a quantidade de refrigeradores pode ser configurada de forma flexível como blocos de construção. Podem ser configurados no máximo 5 refrigeradores, com capacidade total de 300 litros. O que é mais atencioso é que a temperatura da cadeia de frio pode ser ajustada com precisão entre 0-8 ℃. Esteja você preservando frutas e vegetais frescos ou armazenando amostras biológicas especiais, você pode encontrar a temperatura certa. No futuro, os ingredientes para o “churrasco espacial” serão mais frescos e ricos.

Além disso, o compartimento de carga da espaçonave "Qingzhou" também é inteligente. Através do gerenciamento de carga por IA, os astronautas podem encontrar rapidamente os itens de que precisam por meio de interação de voz e outros métodos, e acompanhar a situação material a qualquer momento, melhorando ainda mais a eficiência e a conveniência da vida espacial.

Atualmente, o custo de transporte deste serviço "Expresso Interestelar" é de cerca de 100.000 yuans por quilograma. Com a adição da produção em massa e da indústria aeroespacial comercial, a “postagem” ficará mais barata no futuro. Antigamente, dizia-se que “um barco leve cruzou as Dez Mil Montanhas”, mas agora existe um “barco leve que viaja entre o céu e a terra”. A espaçonave leve usa a tecnologia mais avançada para levar fogos de artifício humanos ao espaço distante.

Classificação de leitura
Ministério do Comércio: Esperamos que a UE possa resolver adequadamente os atritos o mais rápido possível através do diálogo e da consulta
Ministério das Relações Exteriores: Os comentários errados de Gao Shi relacionados a Taiwan são cada vez mais contestados e criticados no Japão
Fundo Monetário Internacional eleva previsão de crescimento económico da China
Uma frota da Guarda Costeira chinesa patrulhou as águas territoriais das Ilhas Diaoyu em 10 de dezembro.
Notícias em destaque
Uma frota da Guarda Costeira chinesa patrulhou as águas territoriais das Ilhas Diaoyu em 10 de dezembro.
o excedente comercial do meu país ultrapassa um bilião de dólares pela primeira vez. O que você acha?
Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos divulga "Relatório de Desenvolvimento dos Direitos Humanos na China (2025)"
A Estação Espacial Chinesa dará as boas-vindas a um “irmão mensageiro espacial”: a nave espacial de carga leve faz sua estreia e entra na fase geral de testes
Ponto de acesso 24 horas
1Uma frota da Guarda Costeira chinesa patrulhou as águas territoriais das Ilhas Diaoyu em 10 de dezembro.
2o excedente comercial do meu país ultrapassa um bilião de dólares pela primeira vez. O que você acha?
3Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos divulga "Relatório de Desenvolvimento dos Direitos Humanos na China (2025)"
4A Estação Espacial Chinesa dará as boas-vindas a um “irmão mensageiro espacial”: a nave espacial de carga leve faz sua estreia e entra na fase geral de testes
Unified Service Email:chinanewsonline@yeah.net
Copyright@ www.china-news-online.com