Notícias CCTV: Recentemente, o protótipo preliminar da nave espacial de carga leve desenvolvida pelo Instituto de Inovação de Microssatélites da Academia Chinesa de Ciências completou uma série de verificações técnicas importantes e entrou na fase geral de testes. No futuro, a espaçonave de carga Qingzhou também realizará as tarefas de transporte de carga upstream e downstream de baixo custo da Estação Espacial Chinesa. Assista à visita exclusiva dos repórteres da CCTV.
Repórter de CCTV Shuai Junquan: Como é desempacotar uma entrega expressa no espaço? Recentemente, o mensageiro espacial - a mais recente nave espacial de carga leve desenvolvida em meu país, passou por seu exame preliminar e entrou na fase de testes gerais. Realizamos uma visita exclusiva e a nave espacial de carga leve também fez sua primeira aparição pública.

Pode-se ver que nossa espaçonave de carga leve é composta por uma cabine selada no corpo principal e um cone de cauda não selado na seção traseira. Pode ser vividamente imaginado como o caminhão que vemos, como uma grande caixa lacrada com um compartimento de carga de caminhonete na parte traseira. Desta forma, muitos equipamentos de precisão e suprimentos para a vida diária podem ser transportados na cabine selada, e a vértebra caudal aberta na parte traseira pode transportar alguns equipamentos que requerem experimentos de exposição espacial.

Repórter de CCTV Shuai Junquan: "Entrega em porta" é a missão principal de "Qingzhou". Ele pode transportar 1,8 toneladas de “pacotes espaciais” de forma constante para a estação espacial. Além disso, a espaçonave “Qingzhou” também é responsável pela tarefa de “recolhimento porta a porta”. Pode embalar e armazenar o lixo doméstico produzido na estação espacial e os resíduos de equipamentos substituídos. Ao final da missão, ele atuará como um “necrófago” responsável, levando consigo todos os dejetos do navio, caindo na atmosfera terrestre na direção especificada e queimando completamente nas águas desabitadas do Pacífico Sul. Deve verdadeiramente “agitar as mangas e não deixar lixo para trás”.

Além de poder entregar e recuperar, o compartimento de carga da espaçonave "Qingzhou" é ainda mais exclusivo. Em primeiro lugar, está equipado com um sistema de cadeia de frio configurável, que equivale a um “refrigerador espacial” modular. Cada módulo tem volume de 60 litros e a quantidade de refrigeradores pode ser configurada de forma flexível como blocos de construção. Podem ser configurados no máximo 5 refrigeradores, com capacidade total de 300 litros. O que é mais atencioso é que a temperatura da cadeia de frio pode ser ajustada com precisão entre 0-8 ℃. Esteja você preservando frutas e vegetais frescos ou armazenando amostras biológicas especiais, você pode encontrar a temperatura certa. No futuro, os ingredientes para o “churrasco espacial” serão mais frescos e ricos.
Além disso, o compartimento de carga da espaçonave "Qingzhou" também é inteligente. Através do gerenciamento de carga por IA, os astronautas podem encontrar rapidamente os itens de que precisam por meio de interação de voz e outros métodos, e acompanhar a situação material a qualquer momento, melhorando ainda mais a eficiência e a conveniência da vida espacial.

Atualmente, o custo de transporte deste serviço "Expresso Interestelar" é de cerca de 100.000 yuans por quilograma. Com a adição da produção em massa e da indústria aeroespacial comercial, a “postagem” ficará mais barata no futuro. Antigamente, dizia-se que “um barco leve cruzou as Dez Mil Montanhas”, mas agora existe um “barco leve que viaja entre o céu e a terra”. A espaçonave leve usa a tecnologia mais avançada para levar fogos de artifício humanos ao espaço distante.


