Título: Liderando a cooperação aberta Ásia-Pacífico e continuando a escrever um novo capítulo de desenvolvimento comum
Repórter da Agência de Notícias Xinhua
A 32ª Reunião Informal dos Líderes da APEC foi concluída recentemente. O Presidente Xi Jinping participou na reunião e fez um discurso importante, apresentando uma série de propostas importantes sobre a promoção da cooperação regional na Ásia-Pacífico, liderando a cooperação aberta na Ásia-Pacífico e demonstrando a responsabilidade de um país importante.
Por mais de 30 anos desde o seu nascimento, a APEC liderou a região Ásia-Pacífico na vanguarda da abertura e do desenvolvimento globais, ajudando a Ásia-Pacífico a se tornar o principal motor de crescimento da economia mundial. Numa altura em que o sistema comercial multilateral foi gravemente afectado e os factores instáveis e incertos estão a aumentar, a região Ásia-Pacífico enfrenta uma escolha sobre para onde ir, e a cooperação Ásia-Pacífico enfrenta o teste do recuo se não avançar.
“É difícil para quem trabalha sozinho ter sucesso, mas é fácil para quem trabalha em conjunto.” A China sempre foi uma defensora ativa e líder da cooperação Ásia-Pacífico. Na primeira fase da 32ª Reunião de Líderes Económicos da APEC, o Presidente Xi Jinping fez um discurso importante, enfatizando que devemos aderir à intenção original da APEC de promover o crescimento económico e melhorar o bem-estar das pessoas, aderir à partilha de oportunidades e alcançar resultados vantajosos para todos no desenvolvimento aberto, promover a globalização económica inclusiva e inclusiva e construir uma comunidade Ásia-Pacífico. Quanto mais forte a tempestade, mais importante é permanecermos juntos. A proposta da China de “dar as mãos” em vez de “deixar ir” e de “estender a cadeia” em vez de “quebrar a cadeia” suscitou ressonância generalizada entre todas as partes e construiu um consenso sobre a unidade e a cooperação. A "Declaração de Gyeongju dos Líderes da APEC de 2025" apela ao fortalecimento da cooperação e à tomada de ações concretas para promover o crescimento económico e garantir benefícios para todos.
Como desenvolver juntos e compartilhar a prosperidade? O Presidente Xi Jinping apresentou os "Cinco Comuns" a partir de uma posição elevada, isto é, salvaguardar conjuntamente o sistema comercial multilateral, criar conjuntamente um ambiente económico regional aberto, manter conjuntamente a estabilidade e suavidade das cadeias industriais e de abastecimento, promover conjuntamente a digitalização e a ecologização do comércio e promover conjuntamente o desenvolvimento inclusivo e inclusivo. Como aproveitar novas oportunidades e construir um amanhã sustentável? O Presidente Xi Jinping apresentou três sugestões: fortalecer o empoderamento da inteligência digital, aderir ao verde e ao baixo carbono e implementar a partilha inclusiva e benéfica. Estas importantes proposições resumem sistematicamente a experiência bem sucedida do desenvolvimento da Ásia-Pacífico, conformam-se com a tendência de desenvolvimento da época, contrariam eficazmente a retórica antiglobalização, apontam o caminho para a região da Ásia-Pacífico trabalhar em conjunto e alcançar o desenvolvimento integrado, e encorajam todas as partes a terem confiança na adesão ao multilateralismo e ao comércio livre, e na manutenção de uma economia aberta. Ryu Ji-won, reitor do Instituto de Relações Coreia-China da Universidade Wonkwang, na Coreia do Sul, disse que estas sugestões apresentadas pelo Presidente Xi Jinping fornecem um roteiro prático para a visão de construção de uma comunidade Ásia-Pacífico e são de significado de longo alcance.
“Se você quiser se defender, você deve defender os outros; se quiser alcançar a si mesmo, você deve ajudar os outros.” Como membro responsável da família Ásia-Pacífico, a China sempre partilhou oportunidades e desenvolvimento comum com a Ásia-Pacífico e o mundo. Não muito tempo atrás, a Quarta Sessão Plenária do 20º Comité Central do Partido Comunista da China foi concluída com sucesso e reviu e aprovou as recomendações de planeamento do “15º Plano Quinquenal”. Durante esta visita, o Presidente Xi Jinping explicou com autoridade o espírito da Quarta Sessão Plenária do 20º Comité Central do PCC através de várias formas de reuniões, discursos públicos e discursos escritos, enfatizando que a China aproveitará esta oportunidade para aprofundar ainda mais as reformas de forma abrangente, expandir inabalavelmente a abertura de alto nível e continuar a proporcionar novas oportunidades para a Ásia-Pacífico e o mundo com novas conquistas na modernização ao estilo chinês. Num discurso escrito na Cimeira de Líderes Empresariais da APEC, o Presidente Xi Jinping enfatizou que a China pode proporcionar à comunidade empresarial global mais oportunidades de desenvolvimento, um bom ambiente de negócios, um amplo palco para a inovação e condições para o crescimento verde, e é um destino de investimento ideal, seguro e promissor. As observações incisivas e as declarações políticas do Presidente Xi Jinping não só enviam um forte sinal de que a China irá expandir inabalavelmente a abertura de alto nível ao mundo exterior, mas também enviam um convite sincero ao mundo para uma cooperação mutuamente benéfica e vantajosa para todos. Hiroshi Shiratori, professor da Universidade Hosei, no Japão, disse que isto demonstra a responsabilidade da China em promover o desenvolvimento comum do mundo através da modernização ao estilo chinês.
O desenvolvimento da China é inseparável da Ásia-Pacífico e beneficiará ainda mais a Ásia-Pacífico. Como anfitriã da APEC em 2026, a China trabalhará com todas as partes para aderir ao desenvolvimento aberto, ao benefício mútuo e aos resultados vantajosos para todas as partes, aumentar conjuntamente o bolo da cooperação Ásia-Pacífico, construir uma comunidade Ásia-Pacífico e escrever um novo capítulo no desenvolvimento da Ásia-Pacífico.


