Notícias CCTV: A adesão à cooperação aberta, ao benefício mútuo e aos resultados vantajosos para todos é um requisito inevitável para a modernização ao estilo chinês. A China tem uma orientação política clara ao insistir na abertura ao mundo exterior. Não só baseia o desenvolvimento na sua própria força, mas também faz uso coordenado de factores globais e recursos de mercado. No dia 5 de novembro, será inaugurada oficialmente a 8ª Expo Internacional de Importação da China. Através de um conjunto de dados, vamos descobrir quais são os destaques desta CIIE? Que mudanças ocorreram no comércio de importação do meu país nos últimos anos?
A CIIE deste ano envolverá 155 países, regiões e organizações internacionais, atingindo um novo patamar em escala.

Em termos de exposições nacionais, 6 países, incluindo Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Nigéria, Geórgia, Suécia e Colômbia, servirão como países convidados.
Em termos de exposições corporativas, esta CIIE continuará a criar seis grandes áreas de exposição, incluindo equipamentos médicos e medicamentos e cuidados de saúde, automóveis e viagens inteligentes, equipamentos técnicos, bens de consumo, produtos agrícolas e alimentares e comércio de serviços, bem como uma área de incubação de inovação.
A exposição corporativa deste ano cobre uma área de mais de 367.000 metros quadrados, incluindo 290 empresas Fortune 500 e líderes do setor. Tanto a área de exposição como o número total de empresas atingiram níveis recordes.

O primeiro lançamento será uma palavra-chave de destaque na CIIE deste ano. Serão revelados 461 novos produtos, novas tecnologias e novos serviços, abrangendo indústrias futuras, como economia de baixa altitude e robôs humanóides.
Atualmente, a China tornou-se o segundo maior mercado consumidor e mercado de importação do mundo. Os dados mais recentes mostram que nos primeiros três trimestres deste ano, o meu país importou 13,66 biliões de yuans, o que significa uma média de cerca de 50 mil milhões de yuans em importações todos os dias. Dividido igualmente entre 1,4 bilhão de pessoas, isso equivale a cerca de 36 yuans por pessoa, por dia.
No comércio de importação do meu país, quais categorias estão acelerando o crescimento? Vejamos os dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas:
· Na categoria de cosméticos importados, meu país importou 204 mil toneladas de cosméticos em 2018, o que aumentou para 325 mil toneladas em 2024, o que equivale ao peso das estruturas de aço “Ninho de Pássaro” de sete estádios nacionais.
·Em termos de alimentos importados, meu país importou 4,22 milhões de toneladas de carne em 2018 e, em 2024, atingiu 6,67 milhões de toneladas.

A escala de bens de consumo importados continua a se expandir, indicando que os níveis de consumo interno também estão em constante melhoria.


