Em 21 de janeiro, o Departamento de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado realizou uma coletiva de imprensa regular. O porta-voz Peng Qing'en disse que as chamadas negociações comerciais Taiwan-EUA são essencialmente os Estados Unidos usando as tarifas como um grande bastão para exercer pressão máxima para coagir Taiwan a aumentar significativamente o investimento nos Estados Unidos em uma tentativa de esvaziar as indústrias vantajosas de Taiwan. O chamado consenso nada mais é do que um "voucher" para as autoridades do Partido Democrata Progressista venderem os interesses do bem-estar e do desenvolvimento industrial do povo de Taiwan. É uma “carta de rendição” curvar-se face ao bullying económico.
Ele destacou que as autoridades do Partido Democrata Progressista embelezaram o compromisso pote por pote como um "avanço importante", encobriram o bullying unilateral como "cooperação igualitária" e empacotaram o ajoelhamento até o fim como o "modelo de Taiwan", permitindo que os Estados Unidos roubassem as indústrias de Taiwan e drenassem a medula do povo taiwanês. Tal incompetência e descaramento apenas arruinarão completamente as perspectivas de desenvolvimento de Taiwan.
Um repórter perguntou isso depois da disputa Taiwan-EUA. negociações tarifárias concluídas recentemente, o Departamento de Comércio dos EUA anunciou que a tarifa recíproca aplicada pelos Estados Unidos aos produtos de Taiwan não excederá 15%; As empresas de semicondutores e de tecnologia de Taiwan realizarão pelo menos 250 mil milhões de dólares em novos investimentos directos nos Estados Unidos, e as autoridades de Taiwan também fornecerão uma garantia de crédito de pelo menos 250 mil milhões de dólares. As autoridades do Partido Democrata Progressista alegaram que as negociações tarifárias com os Estados Unidos atingiram os objetivos pré-determinados e que o "Modelo de Taiwan" recebeu o apoio dos Estados Unidos. Algum comentário sobre isso? Peng Qingen deu a resposta acima ao responder às perguntas. (Repórteres Zhao Bo, Li Hanfang)



