Na noite de 24 de novembro, o presidente Xi Jinping conversou por telefone com o presidente dos EUA, Trump.
Xi Jinping destacou que realizamos com sucesso uma reunião em Busan, na Coreia do Sul, no mês passado, e alcançamos muitos consensos importantes, calibrando o rumo e injetando impulso para o progresso constante do navio gigante das relações China-EUA, e também enviando um sinal positivo ao mundo. Desde a reunião de Busan, as relações sino-americanas têm sido geralmente estáveis e melhoradas, e foram amplamente bem recebidas por ambos os países e pela comunidade internacional. Os factos provaram mais uma vez que a China e os Estados Unidos "tanto beneficiam da cooperação como perdem do confronto", é o senso comum que tem sido repetidamente verificado na prática. “Realizações mútuas e prosperidade comum” entre a China e os Estados Unidos são uma realidade visível e tangível. Ambas as partes devem manter esta dinâmica, aderir à direcção certa, defender a atitude de igualdade, respeito e reciprocidade, aumentar a lista de cooperação e encurtar a lista de questões, esforçar-se por um progresso mais positivo, abrir um novo espaço de cooperação para as relações Sino-EUA e beneficiar melhor os povos dos dois países e os povos do mundo.
Xi Jinping esclareceu a posição de princípio da China sobre a questão de Taiwan e enfatizou que o retorno de Taiwan à China é uma parte importante da ordem internacional do pós-guerra. A China e os Estados Unidos já lutaram lado a lado contra o fascismo e o militarismo, e agora deveriam trabalhar juntos para salvaguardar os resultados da vitória na Segunda Guerra Mundial.
Trump disse que o presidente Xi Jinping é um grande líder. Tive uma reunião muito agradável com o Presidente Xi Jinping em Busan e concordo plenamente com a sua opinião sobre as relações entre os dois países. Ambas as partes estão a implementar plenamente o importante consenso alcançado na reunião de Busan. A China desempenhou um papel importante na vitória da Segunda Guerra Mundial e os Estados Unidos compreendem a importância da questão de Taiwan para a China.
Os dois chefes de Estado também falaram sobre a crise ucraniana. Xi Jinping enfatizou que a China apoia todos os esforços empenhados na paz e espera que todas as partes continuem a reduzir as suas diferenças e a alcançar um acordo de paz justo, duradouro e vinculativo numa data rápida para resolver a causa raiz desta crise.


