China News Service, Harbin, 13 de dezembro (Repórter Wang Nina) A província de Heilongjiang, o maior celeiro da China, tem outra boa notícia: em 2025, a produção total de grãos da província atingirá 164,01 bilhões de quilogramas, um aumento de 13,19 bilhões de quilogramas em relação a 2020, representando mais de um sétimo do aumento de grãos da China durante o mesmo período. Isto equivale a construir outro “celeiro de mais de 10 mil milhões” para o nosso país em cinco anos. Por detrás desta pesada folha de respostas da colheita está a poderosa força “movida pela tecnologia” que está a transformar o “grande celeiro” num “armazém inteligente”.
“Aproveitamos ao máximo o poder da ciência e da tecnologia e consideramos o cultivo de uma variedade de grãos e de bons grãos como nossa principal responsabilidade.” Pang Haitao, diretor do Departamento de Agricultura e Assuntos Rurais da província de Heilongjiang, disse numa conferência de imprensa no dia 13 que a província está avançando profundamente no plano de aumento de produção e continua a aumentar a produção de grãos através da combinação de sementes e métodos melhorados, e da integração de maquinaria agrícola e agronomia.

A conferência de imprensa. Foto cortesia do Departamento de Propaganda do Comitê Provincial do Partido de Heilongjiang
Em 2024, a taxa de contribuição para o progresso da ciência e tecnologia agrícola de Heilongjiang atingiu 70,8%, 7,6 pontos percentuais acima do nível nacional.
O poder da tecnologia é refletido pela primeira vez na atualização do "Iron Bull". “A taxa de mecanização abrangente da agricultura e da colheita na província atingiu 99,28%, o que é 24 pontos percentuais superior à de todo o país, ocupando o primeiro lugar no país”. disse Jiang Yiquan, vice-diretor do Departamento de Agricultura e Assuntos Rurais da província de Heilongjiang.
Desde o "14º Plano Quinquenal", a província subsidiou a compra de mais de 700.000 novas máquinas agrícolas. Hoje, 49 mil tratores de alta potência, 21 mil semeadores avançados e 33 mil drones agrícolas cultivam em solo negro. Entre eles, o número de drones agrícolas é o mais alto da China.
Ao mesmo tempo, a plataforma provincial de despacho inteligente de Heilongjiang está equipada com 130 mil conjuntos de terminais de monitoramento para monitorar as principais tarefas agrícolas em tempo real.
As sementes são as "fichas" da agricultura. Heilongjiang construiu uma base nacional de sementes de soja e promoveu semeadoras de alto desempenho para aumentar a taxa de retenção de mudas de cerca de 89% para mais de 95%. Tecnologias agronómicas avançadas, como a plantação densa de grandes camalhões e a lavoura de conservação, foram implementadas em grande escala devido ao apoio de maquinaria agrícola de alto desempenho.
“Máquinas e equipamentos agrícolas modernos são nossa maior confiança para aproveitar a temporada agrícola e aumentar a produtividade.” Jiang Yiquan enfatizou. Atualmente, a capacidade operacional máxima de plantadores em um único dia da província excede 16 milhões de acres e as máquinas de colheita excedem 20 milhões de acres. Em anos normais, o plantio na primavera ou a colheita no outono podem ser concluídos em cerca de 10 dias.
A agricultura inteligente está liderando o futuro. A província criou uma zona piloto de máquinas agrícolas inteligentes de ponta de nível nacional e construiu 20 fazendas não tripuladas no Grupo Beidahuang, liderando o país em inteligência agrícola.
A tecnologia impulsionada pela tecnologia também se estende ao final da cadeia industrial. O Suiha Daqi Biomanufacturing Cluster está entre os clusters de manufatura avançada da China. Sua capacidade de processamento profundo de milho ultrapassa 28 milhões de toneladas e ocupa a primeira posição no país. Sua produção de leite em pó ocupa a primeira posição no país. A produção e vendas de vitamina C e outros produtos estão entre as melhores do mundo. Possui mais de 60 categorias de processamento profundo.
Pang Haitao disse que durante o período do "15º Plano Quinquenal", Heilongjiang ancorará o objetivo de construir uma província agrícola forte, coordenará o desenvolvimento das "quatro agriculturas" de tecnologia, verde, qualidade e marca, e acelerará o cultivo de nova produtividade agrícola.
160 bilhões de catties é um marco e um novo ponto de partida. Neste solo negro, que representa um nono das terras aráveis da China, a ciência e a tecnologia estão a ser integradas em todo o processo de produção agrícola com profundidade e amplitude sem precedentes, construindo uma "pedra de lastro" estável para garantir a segurança alimentar nacional e injectando um forte poder científico e tecnológico na modernização agrícola do meu país.