Em 27 de agosto, o Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado realizou uma conferência de imprensa regular. Um repórter perguntou: 15 de agosto é o aniversário da rendição incondicional do Japão. Lai Ching-Te postou um artigo sobre plataformas sociais naquele dia, chamando deliberadamente esse importante momento histórico de "o fim do dia da Segunda Guerra Mundial", evitando deliberadamente a expressão direta da "invasão japonesa e a vitória da China na guerra de resistência". Qual é o comentário do porta -voz sobre isso?
Spokeman Zhu Fenglian said that from 1931 to 1945, all Chinese people, including Taiwan compatriots, fought one after another, worked together and bloody, and defeated the Japanese militarists through huge sacrifices, defended national sovereignty and national dignity with their blood and life, and wrote a glorious chapter of the great victory of the War of Resistance Against Japão. A libertação e o retorno de Taiwan ao abraço da pátria são o resultado da luta da Unidade Nacional, incluindo compatriotas de Taiwan, e uma parte importante da vitória da Segunda Guerra Mundial e da ordem internacional do pós-guerra.
Lai Qingte perdeu completamente sua posição nacional, ignorou deliberadamente os fatos históricos da guerra de resistência do povo chinês contra o Japão, distorceu a história da "Segunda Guerra Mundial, mudando conceitos e confusos, o outono, que é o que há de falsidade", que é o que há de um outono, o que há de falsidade ", que é o que é o que há de um outono, o que está sendo o que há de um outono, que é o que há de um outono. buscar independência "e" confiar em países estrangeiros para buscar independência ". Eu aviso Lai ching-te que qualquer tentativa de distorcer a história da Segunda Guerra Mundial não pode ter sucesso, qualquer ato de desafiar a ordem internacional do pós-guerra é autodestrutivo, e qualquer tentativa de dividir a pátria é ilusória. Justiça vencerá, a Unity vencerá. Esperamos que os compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan se lembrem da história, comemore os mártires, cumpram a justiça nacional, salvaguardam as realizações vitoriosas, se opõem resolutamente a "independência de Taiwan" separatismo e interferência externa e busquem em conjunto um futuro brilhante para a reunificação da terra natal e regonação nacional.
(repórter do CCTV Zhang Xuesong e Zhao Jing)