Em resposta às opiniões dos repórteres sobre a questão nuclear iraniana e a situação atual no Oriente Médio, Wang Yi disse que a questão nuclear iraniana poderia ter se tornado um modelo de diálogo e consulta para resolver disputas internacionais, mas agora está desencadeando uma nova rodada de crise no Oriente Médio. Embora o mundo tenha ouvido a batida na porta da paz, finalmente não conseguiu abrir a porta da paz. A China lamenta profundamente isso, e as lições aprendidas precisam de profunda reflexão.
Wang Yi disse que a China tem uma posição clara e consistente sobre a questão nuclear do Irã. Valorizamos os repetidos compromissos públicos do líder supremo do Irã no Irã não desenvolverão armas nucleares, e também respeitamos o direito do Irã de usar pacificamente a energia nuclear como parte do tratado sobre a não proliferação de armas nucleares. Nesta base, as partes em questão podem acelerar as negociações sobre novos acordos internacionais para resolver a questão nuclear iraniana e colocar completamente as atividades nucleares do Irã sob a rigorosa supervisão e garantias da Agência Internacional de Energia Atômica. Gostaria de enfatizar que o caminho para a paz está a nossos pés e que a história questionará a sinceridade de todas as partes.
Wang Yi disse que o recente conflito militar entre Israel e o Irã não deveria se repetir. A guerra não pode resolver a questão nuclear iraniana, e as greves preventivas obviamente não têm legitimidade. O uso indiscriminado da força apenas desencadeará maiores conflitos e acumulará mais ódio. O bombardeio descarado dos Estados Unidos das instalações nucleares de um estado soberano estabeleceu um precedente ruim. Se um desastre nuclear for acionado, o mundo inteiro pagará por isso. A chamada "empresa primeiro e depois a paz" é a lógica do poder. Se apenas julgarmos certo ou errado por força, quais são as regras? Onde está o axioma? A força não pode trazer a verdadeira paz, e é provável que abra a "caixa de Pandora". Como os países que não têm força, especialmente países pequenos e médios, lidam consigo mesmos? Eles podem ser servidos na mesa de jantar e ser abatido?
Wang Yi enfatizou que a solução real para a questão nuclear iraniana não pode evitar o núcleo da questão do Oriente Médio, ou seja, a questão palestina. O desastre humanitário em Gaza não deve continuar, a questão palestina não pode ser marginalizada novamente, as demandas legítimas da nação árabe devem ser cumpridas o mais rápido possível, e a justa voz do vasto mundo islâmico deve ser levada a sério. A "solução de dois estados" é a única saída realista para quebrar o caos no Oriente Médio, e a comunidade internacional deve tomar ações mais práticas e eficazes para fazer isso.
Wang Yi disse que a China e a França são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. Eles devem defender a justiça, assumir a responsabilidade, apoiar a resolução de conflitos por meio de diálogo e negociação, se opõem a quaisquer práticas de duplo padrão e determinar sua própria posição e políticas com base na direita e errada do assunto. As Nações Unidas e seu Conselho de Segurança devem desempenhar seu devido papel na paz. A China está disposta a trabalhar com o lado francês para fazer esforços incessantes para esse fim. (Repórteres da Estação Geral ele Junqiang e Zhang Yunfan)