Atualmente, existem 28 unidades de energia nuclear em construção em meu país, com uma capacidade total instalada de 33,65 milhões de quilowatts. A capacidade instalada da construção permaneceu a primeira do mundo por 18 anos consecutivos; As unidades comerciais de energia nuclear do meu país atingiram 58, com uma capacidade total instalada de 60,96 milhões de quilowatts.
Cao Shudong, vice -presidente executivo da Associação da Indústria de Energia Nuclear da China: em 2024, meu país aprovou 5 projetos de energia nuclear, incluindo a primeira fase de Xuwei, Guangdong Lufeng, Shandong Zhaoyuan, etc., com um total de 11 unidades. Meu país aprovou 10 unidades de energia nuclear ou mais por três anos consecutivos.
Além disso, a geração de energia nuclear do meu país continua a crescer. Em 2024, a geração cumulativa de energia de unidades de energia nuclear no país atingiu 444,7 bilhões de quilowatts-hora, representando 4,72% da geração nacional de energia, ficando em segundo lugar no mundo, equivalente a reduzir a combustão de 127 milhões de toneladas de carvão padrão e redução de dioxídio de carbono por 33 milhões de tons.
Não apenas a escala de energia nuclear continua a se expandir, como também foram significativamente aprimorados, mas também foram significativamente aprimorados. Em 2024, será alcançada 100% de produção doméstica dos principais equipamentos para energia nuclear e controle independente das tecnologias de componentes -chave. Um total de 114 conjuntos de equipamentos principais domésticos de energia nuclear será entregue ao longo do ano, garantindo a operação normal de unidades como Hualong No. 1, Series Guohe e reatores resfriados a gás de alta temperatura.
Cao Shudong, vice -presidente executivo da Associação da Indústria de Energia Nuclear da China: Pesquisa e desenvolvimento independentes fizeram continuamente novos avanços. "Hualong No. 1" combina a experiência de construção e operação e manutenção de engenharia para realizar continuamente a melhoria e otimização tecnológica e conclui o projeto preliminar e a análise preliminar de segurança dos padrões de modelos subsequentes. O primeiro reator do projeto de demonstração especial de ciência e tecnologia nacional "Guohe nº 1" foi concluído e colocado em produção; Todo o trabalho foi avançado constantemente após a operação comercial do projeto de demonstração de reator refrigerado a gás de alta temperatura, e espera-se que "Linglong No. 1" seja concluído e colocado em produção em 2026.