Agência de Notícias Xinhua, Tóquio, 18 de fevereiro (Repórteres Li Shimeng e Liu Chunyan) Dados divulgados pelo Departamento de Turismo do Governo Japonês no dia 18 mostraram que o número de turistas da China continental para o Japão caiu 60,7% em relação ao ano anterior em janeiro, expandindo ainda mais a partir do declínio de 45,3% em dezembro do ano passado.
Os dados mostram que, devido à queda acentuada no número de turistas chineses, o número total de turistas estrangeiros que visitam o Japão diminuiu 4,9% em termos anuais em janeiro, o primeiro declínio anual em quatro anos.
A mídia e especialistas japoneses apontaram que desde que a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, fez comentários errôneos sobre Taiwan, os turistas da China continental para o Japão começaram a diminuir significativamente, o que teve um impacto negativo no varejo, alojamento, restauração e outros setores econômicos do Japão.
"Nihon Keizai Shimbun" informou que dados da Tripla, uma empresa envolvida no negócio de sistemas de gerenciamento de reservas para instalações de acomodação, mostraram que durante o Festival da Primavera deste ano, a taxa de cancelamento de hotéis no Japão vindos da China atingiu 53,6%, um aumento de 14,9 pontos percentuais em relação ao Festival da Primavera em 2025. Além disso, vendas isentas de impostos em lojas de departamentos como Mitsukoshi Isetan, Takashimaya e Daimaru Matsuzakaya todos caíram mais de 10% em relação ao ano anterior em janeiro deste ano. Yoshiharu Nisaka, diretor executivo da Associação de Lojas de Departamento do Japão, expressou preocupação com isso, acreditando que “a grave situação no mercado de turismo deverá continuar”.



