
△Mesmo de votação para a Oitava Eleição do Conselho Legislativo da Região Administrativa Especial de Hong Kong
Votação para a Oitava Eleição do Conselho Legislativo do A Região Administrativa Especial de Hong Kong terminou às 23h30 do dia 7. Na madrugada de 8 de dezembro, após a contagem, 20 membros do círculo eleitoral distrital de eleição direta foram finalmente eleitos com sucesso. Neste ponto, mais os 40 assentos do círculo eleitoral da Comissão Eleitoral e os 30 assentos do círculo eleitoral do grupo funcional no início do dia 8, todos os 90 membros do Conselho Legislativo a serem eleitos nesta eleição para o Conselho Legislativo da RAE de Hong Kong foram eleitos. Esta é mais uma eleição importante realizada em Hong Kong depois de melhorar o sistema eleitoral e implementar o princípio de “patriotas governando Hong Kong”.
A oitava Assembleia Legislativa tem um total de 90 assentos, divididos em 40 assentos no sector da Comissão Eleitoral, 30 assentos no sector dos grupos funcionais e 20 assentos no sector distrital de eleições directas. Este arranjo institucional foi utilizado por dois mandatos desde que o sistema eleitoral foi melhorado em 2021. Visa garantir a plena implementação do princípio dos "patriotas que governam Hong Kong" para que o Conselho Legislativo possa ser amplamente representativo, funcionar de forma eficiente e refletir verdadeiramente os interesses de todos os setores da sociedade. Nas três eleições sectoriais da actual Assembleia Legislativa, a taxa de participação excedeu a da legislatura anterior.
Na perspectiva da lista eleita, a composição dos novos membros da Assembleia Legislativa é ampla e diversificada. Os candidatos eleitos no sector da Comissão Eleitoral abrangem muitas áreas, tais como finanças industriais e comerciais, inovação e tecnologia e serviços sociais; os círculos eleitorais funcionais e as eleições directas distritais também atraem representantes de sectores profissionais, espinha dorsal da indústria, membros de organizações sociais e uma nova geração de participantes em assuntos públicos. Alguns membros têm uma vasta experiência no parlamento e na administração pública, e há também novos rostos que foram eleitos pela primeira vez e que serviram na linha da frente da indústria durante muito tempo, trazendo novas perspectivas e motivação ao parlamento. A combinação de diversas origens mostra que a estrutura do novo Conselho Legislativo está mais próxima da aparência geral da sociedade, e as opiniões profissionais de diferentes sectores podem ser reunidas numa plataforma institucionalizada para aumentar ainda mais a amplitude e profundidade das discussões políticas.
O mandato do oitavo Conselho Legislativo da Região Administrativa Especial de Hong Kong terá início em 1º de janeiro de 2026 e terá duração de quatro anos. (Repórteres da sede Zhou Weiqi e Zhu Dan)


