Notícias CCTV: Na tarde de 5 de novembro, o lançamento do "Relatório de Abertura Mundial 2025" e o seminário internacional foram realizados em Xangai. Como um importante subfórum do 8º Fórum Econômico Internacional de Hongqiao, este evento continuou a divulgar o principal relatório do fórum - "Relatório de Abertura Mundial 2025" e o mais recente índice de abertura mundial, contribuindo com sabedoria para promover a construção de uma economia mundial aberta. Quais são os principais conteúdos e destaques do último “Relatório”? Vejamos os relatos trazidos pelos repórteres do local.
O repórter aprendeu no fórum que o "Relatório de Abertura Mundial 2025" consiste em três partes: tendências de abertura mundial, tópicos importantes da abertura mundial e práticas bem-sucedidas de abertura mundial, cobrindo questões de ponta, como fluxos de dados transfronteiriços, cadeias de valor da cadeia de fornecimento global e industrialização do Sul global.

Liao Fan, diretor do Instituto de Economia e Política Mundial da Academia Chinesa de Ciências Sociais, disse: "Pela primeira vez, convidamos um ganhador do Prêmio Nobel em economia para escrever um capítulo especial no relatório, e estabelecemos contato preliminar com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, de modo que a autoridade internacional e de direitos foi bastante ampliada. Fizemos um grande avanço no momento da medição. O relatório aberto deste ano cobre 35 anos de dados de 1990 a 2024, o que nos fornece uma base mais sólida para prever a tendência de longo prazo do desenvolvimento econômico. src="http://www.china-news-online.com/pic/2025-11-05/jkbasrgajk3.jpg" alt=""/>
O índice de abertura mundial em 2024 é 0,7545, uma diminuição anual de 0,05%, uma diminuição de 0,34% em comparação com 2019 e uma diminuição de 5,39% em comparação com 2008. Embora a abertura mundial tenha sido ligeiramente reforçada, a expansão da abertura da China alcançou resultados notáveis. De 1990 a 2024, o índice de abertura passou de 0,5891 para 0,7634, um aumento de 29,6%, ficando entre os melhores do mundo. Em 2024, o índice de abertura da China aumentará 0,5% em relação ao ano anterior, ocupando a 38ª posição entre 129 economias, o mesmo que em 2023.



Desde o seu primeiro lançamento em 2021, o "Relatório de Abertura Mundial" foi publicado durante cinco anos consecutivos e a sua influência aumenta dia a dia. Pode-se dizer que este seminário criou com sucesso uma plataforma para intercâmbios internacionais. Os especialistas também chegaram a um consenso no fórum: na actual encruzilhada histórica, os países devem abandonar o pensamento de soma zero, trabalhar em conjunto para melhorar a governação global, promover uma abertura equilibrada, inclusiva e partilhada e avançar em conjunto para um futuro próspero e estável.


