Notícias CCTV: Estatísticas da Administração Estatal de Câmbio mostram que em setembro de 2025, os bancos liquidaram 1.880,9 bilhões de RMB em divisas e venderam 1.518,3 bilhões de RMB em divisas. De janeiro a setembro de 2025, a liquidação cambial acumulada pelos bancos foi de 13.274,7 bilhões de yuans, e as vendas cumulativas de divisas foram de 12.826,1 bilhões de yuans.
Denominados em dólares norte-americanos, em setembro de 2025, os bancos liquidaram 264,7 mil milhões de dólares em divisas e venderam 213,6 mil milhões de dólares em divisas. De Janeiro a Setembro de 2025, a liquidação cambial acumulada pelos bancos foi de 1.853,3 mil milhões de dólares e as vendas acumuladas de divisas foram de 1.790,1 mil milhões de dólares.
Em setembro de 2025, a receita externa dos bancos em nome de clientes foi de 4.840,9 bilhões de yuans e os pagamentos externos foram de 4.862,9 bilhões de yuans. De janeiro a setembro de 2025, a receita acumulada dos bancos relacionada ao exterior em nome dos clientes foi de 42.062,8 bilhões de yuans, e os pagamentos externos acumulados foram de 41.202,9 bilhões de yuans.
Em dólares americanos, em setembro de 2025, as receitas dos bancos relacionadas com o exterior em nome de clientes foram de 681,2 mil milhões de dólares e os pagamentos externos foram de 684,3 mil milhões de dólares. De Janeiro a Setembro de 2025, o rendimento acumulado dos bancos relacionado com o estrangeiro em nome de clientes foi de 5.870,5 mil milhões de dólares e os pagamentos externos acumulados foram de 5.750,8 mil milhões de dólares.
Li Bin, vice-diretor e porta-voz da Administração Estatal de Câmbio, respondeu às perguntas dos repórteres sobre a situação do mercado de câmbio em setembro de 2025.
Há poucos dias, a Administração Estatal de Câmbio divulgou dados sobre liquidação e vendas bancárias de câmbio e recebimentos e pagamentos bancários relacionados ao exterior em nome de clientes em setembro de 2025. Li Bin, vice-diretor e porta-voz da Administração Estatal de Câmbio, respondeu às perguntas dos repórteres sobre a situação do mercado de câmbio em setembro de 2025.
P: Você pode apresentar o funcionamento do mercado de câmbio do meu país em setembro?
Resposta: o mercado cambial do meu país funcionou bem em Setembro, apresentando principalmente duas características.
Primeiro, os fluxos de capitais transfronteiriços permanecem activos e equilibrados. Em Setembro, o total das receitas e despesas transfronteiriças dos sectores não bancários, como empresas e particulares, foi de 1,37 biliões de dólares, um aumento mensal de 7%. As receitas e pagamentos transfronteiriços da conta corrente e da conta de capital mantiveram uma tendência de crescimento, indicando o desenvolvimento constante da economia externa do meu país. Devido ao impacto sazonal do feriado do Dia Nacional nas receitas e pagamentos transfronteiriços, os fundos transfronteiriços registaram uma pequena saída líquida de 3,1 mil milhões de dólares em Setembro, que se transformou numa entrada líquida desde Outubro. Em termos de rubricas, o comércio externo do meu país tem crescido de forma constante, com as entradas líquidas de capitais no âmbito do comércio de bens a permanecerem elevadas em Setembro; os fluxos de capitais transfronteiriços no âmbito do comércio de serviços, rendimentos de investimento e outros itens têm sido relativamente estáveis.
Em segundo lugar, a oferta e a procura no mercado cambial estão relativamente equilibradas. Em Setembro, a liquidação cambial e as vendas dos bancos em nome de clientes aumentaram significativamente em termos mensais, e as empresas e outras entidades realizaram transacções cambiais de forma flexível, de acordo com as suas próprias necessidades. O superávit na liquidação e vendas cambiais em setembro foi de US$ 51 bilhões, com mais liquidações cambiais líquidas no primeiro e no meio do ano, e o saldo na liquidação e vendas cambiais no segundo semestre do ano tendeu a ser equilibrado. Desde Outubro, a liquidação cambial e as vendas dos bancos em nome dos clientes têm sido praticamente as mesmas, e a oferta e a procura no mercado cambial têm sido basicamente equilibradas.
Nos primeiros três trimestres deste ano, o tamanho total das receitas e pagamentos relacionados com o exterior do meu país foi de 11,6 biliões de dólares, um recorde para o mesmo período da história. A entrada líquida de fundos transfronteiriços foi de 119,7 mil milhões de dólares, e a liquidação cambial e o excedente de vendas do banco foram de 63,2 mil milhões de dólares, ambos superiores ao mesmo período do ano passado. De um modo geral, face ao ambiente externo complexo e mutável, o mercado cambial do meu país tem funcionado de forma constante este ano, as expectativas do mercado são estáveis, a oferta e a procura estão basicamente equilibradas e o mercado cambial tem mantido uma forte resiliência e vitalidade.