Diário do Povo, Pequim (Repórter Gu Yekai) Os últimos dados divulgados pelo Escritório Estatal de Propriedade Intelectual mostram que meu país se tornou o primeiro país do mundo com o número de patentes de invenção nacionais válidas superior a 5 milhões, e o número de pedidos de patentes internacionais PCT ficou em primeiro lugar no mundo por 6 anos consecutivos; entre as 5.000 principais marcas do mundo, o valor da marca do meu país atingiu 1,81 trilhão de dólares americanos, ocupando o segundo lugar no mundo; o valor da produção direta de produtos com indicação geográfica está próximo de 970 bilhões de yuans.
No final de junho deste ano, o número de patentes de invenções de alto valor por 10.000 pessoas em meu país atingiu 15,3, excedendo as metas esperadas estabelecidas pelo "14º Plano Quinquenal"; o número de patentes de invenção efectivas nas indústrias emergentes estratégicas do meu país ultrapassou 1,4 milhões, mantendo um rápido crescimento; em áreas-chave como inteligência artificial, produção avançada, circuitos integrados, biomedicina e novas energias, a reserva de patentes de alto valor continua a aumentar, acelerando a transformação da "acumulação quantitativa" para a "melhoria da qualidade", estabelecendo uma base sólida para alcançar independência tecnológica e autossuficiência de alto nível.
A contribuição do uso eficiente da propriedade intelectual pelo meu país para a economia continua a aumentar. O valor acrescentado das indústrias intensivas em patentes representa mais de 13% do PIB, e o valor acrescentado das indústrias de direitos de autor representa quase 7,5% do PIB.
No "Relatório do Índice de Inovação Global 2025" divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a classificação do meu país subiu para o décimo lugar, ficando entre os dez primeiros do mundo pela primeira vez. Possui 24 dos 100 maiores clusters de inovação do mundo, ocupando o primeiro lugar no mundo por três anos consecutivos.

