China News Service, Pequim (Repórter Xia Bin) A Administração Estatal de Câmbio da China (doravante denominada "Escritório de Câmbio") divulgou dados no dia 17. Em termos de dólares americanos, em Outubro de 2025, os bancos liquidaram 214,2 mil milhões de dólares em divisas, venderam 196,5 mil milhões de dólares e tiveram um excedente de 17,7 mil milhões de dólares em liquidações e vendas cambiais bancárias. De Janeiro a Outubro de 2025, a liquidação cambial acumulada dos bancos foi de 2.067,5 mil milhões de dólares e as vendas cambiais acumuladas foram de 1.986,6 mil milhões de dólares.
Li Bin, vice-diretor e porta-voz da Administração Estatal de Câmbio, disse aos repórteres que, desde outubro, a volatilidade do mercado financeiro internacional aumentou e o índice do dólar americano aumentou em geral. O mercado cambial da China continua a manter uma tendência operacional constante.
Li Bin disse que a oferta e a demanda no mercado de câmbio estão basicamente equilibradas. Em Outubro, a liquidação cambial e o excedente de vendas do banco foram de 17,7 mil milhões de dólares, diminuindo em relação ao mês anterior, e a liquidação cambial e as vendas foram mais equilibradas. As empresas e outras entidades realizaram transacções de liquidação e compra de divisas de forma ordenada com base nas necessidades reais, e as taxas de câmbio de liquidação e vendas foram basicamente iguais aos níveis médios mensais dos nove meses anteriores.
Ele também disse que os fluxos de capitais transfronteiriços permaneceram estáveis. Afectados por factores como os feriados do Dia Nacional e do Festival do Meio Outono, os sectores não bancários, como as empresas e os particulares, registaram uma pequena saída líquida de fundos transfronteiriços em Setembro. A entrada líquida de fundos transfronteiriços aumentou em Outubro. Com base na situação de dois meses, o excedente médio mensal do saldo transfronteiriço foi de 24 mil milhões de dólares. Entre eles, a entrada líquida de fundos para o comércio de bens permaneceu elevada; as despesas transfronteiriças, tais como as viagens de residentes para o exterior e os dividendos de empresas com financiamento estrangeiro, caíram sazonalmente, e a saída líquida de fundos para o comércio de serviços e rendimentos de investimento diminuiu de mês para mês.
Li Bin disse que, em geral, o mercado cambial da China deverá ser estável, com oferta e demanda basicamente equilibradas e mantendo forte resiliência e vitalidade. (Fim)


