O repórter da Agência de Notícias Xinhua Pequim (Repórter Liu Kaixiong) aprendeu com a Administração Tributária do Estado no dia 14 que, a partir dos dados mais recentes da fatura do imposto sobre valor agregado, as taxas de crescimento trimestral da receita de vendas das empresas nacionais do terceiro trimestre do ano passado ao terceiro trimestre deste ano foram de 0,4%, 2,6%, 2,1%, 3,1% e 4,4% ano a ano, respectivamente. A taxa de crescimento global recuperou de forma constante.
A economia recuperou e as condições empresariais melhoraram, o que também levou a um aumento nas receitas fiscais. Desde Fevereiro deste ano, as receitas fiscais arrecadadas pelo departamento fiscal (antes da dedução dos descontos fiscais de exportação) têm crescido durante oito meses consecutivos, e a taxa de crescimento acumulada tem aumentado mês a mês. Entre eles, o segundo e terceiro trimestres deste ano aumentaram 2,6% e 6,9%, respectivamente, em termos anuais.
"O crescimento das receitas fiscais no terceiro trimestre deste ano, especialmente em Setembro, foi relativamente elevado. Além dos factores impulsionados pela melhoria da economia, o estreitamento do declínio do PPI e a baixa base de receitas no mesmo período do ano passado também levaram a um aumento correspondente nas receitas fiscais." disse o responsável pelos departamentos competentes da Administração Tributária do Estado.
Xu Sheng, membro do comité académico e investigador do Instituto de Investigação Económica da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, disse que em Setembro do ano passado, o pacote de políticas incrementais implantado e implementado na reunião do Bureau Político do Comité Central foi uma combinação anticíclica de ajustamentos precisos para responder aos desafios encenados da economia do nosso país. A eficácia da sua política foi intuitivamente confirmada nos dados da fatura do imposto sobre o valor acrescentado e nos dados das receitas fiscais.
Do ponto de vista das principais indústrias, as receitas fiscais da indústria transformadora representam 31% da receita fiscal total e o aumento da receita representa 48% do aumento total da receita. O efeito "pedra de lastro" é óbvio e as receitas fiscais de algumas indústrias transformadoras de gama alta estão a crescer rapidamente. Em termos dos principais impostos, o imposto sobre o valor acrescentado nacional aumentou 3,2% em termos homólogos, reflectindo a melhoria das operações corporativas; o imposto sobre o rendimento das sociedades aumentou 4,1% em termos homólogos, reflectindo a melhoria contínua da rentabilidade das empresas em algumas indústrias.
“A tributação é um barómetro da economia e os dados fiscais podem “retratar” os verdadeiros efeitos de uma série de políticas sob vários ângulos.” Chen Binkai, vice-presidente da Universidade Central de Finanças e Economia, acredita que a recuperação constante nos dados das facturas reflecte a eficácia de um pacote de políticas incrementais mais as políticas existentes, que promovem operações económicas estáveis e positivas, uma melhoria gradual nos lucros empresariais e uma libertação contínua da vitalidade do consumo, o que também impulsiona directamente um aumento constante nas receitas fiscais.