Notícias CCTV: Em 13 de outubro, a Associação da Indústria de Construção Naval da China divulgou os dados mais recentes. Durante o período do "14º Plano Quinquenal", os três principais indicadores da indústria de construção naval da China melhoraram rapidamente, e a indústria de construção naval do meu país continuou a liderar o mundo.
No final de junho de 2025, durante o período do "14º Plano Quinquenal", a indústria de construção naval da China realizou um total de 64,2% dos novos pedidos globais de navios, 15,1 pontos percentuais a mais do que durante o período do "13º Plano Quinquenal". O seu estatuto de país importante na construção naval foi ainda mais consolidado e a sua quota de mercado ficou em primeiro lugar no mundo durante 16 anos consecutivos.
Entre eles, as conclusões da construção naval representaram 51,7% do total mundial e representaram 47,2% do total mundial total, com base na tonelagem corrigida que reflecte os preços dos navios e os valores da produção, que eram 8,6 e 11 pontos percentuais superiores aos registados no final do "13.º Plano Quinquenal", respectivamente.
Li Yanqing, secretário-geral da Associação da Indústria de Construção Naval da China, disse que nos últimos cinco anos, nós têm uma característica muito óbvia, ou seja, fizemos grandes progressos em produtos inteligentes e de alta qualidade, e uma série de produtos verdes são os primeiros do mundo.
Durante o período do "14º Plano Quinquenal", a indústria de construção naval da China entregou uma série de tipos de navios de alta qualidade, como petroleiros ultragrandes de 300.000 toneladas, veículos movidos a duplo combustível navios roll-on/roll-off e o primeiro navio de cruzeiro de grande escala produzido internamente, Aida. Atualmente, na Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding, o progresso da construção do segundo grande navio de cruzeiro produzido internamente atingiu 85%.
Chen Gang, presidente da CSSC Waigaoqiao Shipbuilding, disse que eles irão para o mar testes em maio de 2026 e concluir a entrega do segundo grande navio de cruzeiro produzido internamente em dezembro de 2026.
A indústria de construção naval da China melhorou tanto em qualidade quanto em qualidade, e a eficiência das empresas de construção naval também melhorou significativamente. Em junho de 2025, a margem de lucro operacional das grandes empresas da indústria de construção naval do país atingiu 9,71%, um recorde.