Como uma herança natural compartilhada por todo o povo, o Parque Nacional carrega o bem -estar comum das gerações atuais e futuras. Recentemente, a 17ª reunião do Comitê Permanente do 14º Congresso Popular Nacional votou pela aprovação da "Lei do Parque Nacional da República Popular da China", que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2026. A lei do parque nacional enriquece ainda mais e melhora o sistema de proteção do ecossistema do meu país e protege o solo mais americano com os rigorosos padrões.
A lei do Parque Nacional possui 7 capítulos e 63 artigos, incluindo disposições gerais, layout e estabelecimento, proteção e gerenciamento, participação e compartilhamento, garantia e supervisão, responsabilidade legal e apêndice.
"Esta lei fornece restrições rígidas para a proteção dos parques nacionais e fornece um forte apoio para promover de maneira abrangente a construção de uma bela China e acelerar a modernização da coexistência harmoniosa entre o homem e a natureza". Sun Youhai, reitor da Faculdade de Direito da Universidade de Tianjin e diretor do Comitê Acadêmico da Associação de Pesquisa em Direito de Recursos Ambientais da Sociedade de Direito Chinesa, acredita que a lei do parque nacional incorpora a proteção mais rigorosa, incluindo principalmente layout científico, estabelecimento padronizado, proteção estrita, gerenciamento e gerenciamento e participação de vários partidos, por todo o povo, implementando o sistema, e fortalecem a administração e a gestão e a participação de várias partes.
É claro, a lei do parque nacional estipula que o país planeja cientificamente o layout geral de desenvolvimento dos parques nacionais, aplica estritamente as condições para a criação de parques nacionais e determina razoavelmente a quantidade e a escala; Estritamente estabelece os procedimentos de estabelecimento, requer investigações básicas, ouça amplamente as opiniões, faça um bom trabalho no trabalho preliminar e os estabeleça após a aprovação do Conselho de Estado; Requer a integração e otimização das reservas naturais e, após o estabelecimento de parques nacionais, os outros tipos relevantes de reservas naturais serão integrados ou revogados.
Como o principal corpo do sistema de área de proteção natural do meu país, os parques nacionais foram incluídos no escopo de controle regional da Linha Vermelha Nacional de Proteção Ecológica. Nesse sentido, a lei do Parque Nacional afirma claramente que o Estado adere à proteção integrada de montanhas, rios, florestas, campos, lagos, pastagens e areias e implementa proteção geral, restauração sistemática e governança abrangente; segue primeiro o planejamento, exigindo a preparação de um plano diretor do Parque Nacional para esclarecer questões específicas de proteção e gerenciamento; fortalece o controle de zoneamento e, em princípio, as atividades artificiais são proibidas nas áreas principais protegidas e as áreas de controle geral restringem estritamente as atividades artificiais; fortalece a proteção da biodiversidade, mantém a segurança do ecossistema e melhora a qualidade do ecossistema.
Como coordenar o problema da proteção ecológica e dos direitos de desenvolvimento dos residentes locais, Wu Chengzhong, especialista da base de pesquisa cultural e turística da Universidade de Negócios e Economia Internacional, apontou que, de acordo com os requisitos relevantes da Lei do Parque Nacional, no processo de promoção do Parque Nacional e da Proteção Ecológica, o princípio do "princípio do parque nacional, no processo de proteção nacional, o princípio, o princípio do" Principal, o principal parque, o Povo-Centro, o Primeiro Coloque, o Primeiro Coloque, o Povo, o Povo-C, o Povo-C, o Povo-C, o Povo-C, o Povo-C, o Povo-Cruction, o Povo-Cruction, o Popular Protection, o princípio do "Povo-parques nacionais, o Povo-Centro-da-p. Compartilhar "deve ser seguido estritamente.
A lei do parque nacional afirma claramente que, antes de estabelecer um parque nacional, a avaliação e as soluções de impacto para a produção e a vida dos residentes e empresas originais devem ser propostas, e é claro que o plano geral do Parque Nacional deve fazer acordos para as atividades de produção e vida dos residentes originais; Requer orientação e apoio a residentes locais, organizações econômicas coletivas rurais e empresas para fornecer produtos e serviços ecológicos; Melhore o sistema de serviço público do Parque Nacional, aprimore as funções de serviço público e incentive os residentes originais a participar de serviços de negócios nos parques nacionais.
"Através do design do sistema acima mencionado e medidas específicas, nos esforçaremos para proteger e promover efetivamente os direitos e interesses legítimos do desenvolvimento dos residentes locais, alcançando os objetivos ecológicos dos parques nacionais e prometem proteção ecológica, revitalização rural e desenvolvimento compartilhado e coordenado dos residentes". Wu Chengzhong disse.
Para garantir a implementação de vários sistemas, a Lei do Parque Nacional estabeleceu um mecanismo de gerenciamento colaborativo com assuntos claros, responsabilidades claras e cooperação mútua. O chefe do Gabinete de Direito Econômico do Comitê de Assuntos Legislativos do Comitê Permanente do Congresso Popular Nacional apresentou que a lei esclarece as responsabilidades dos governos central e local, autoridades do parque nacional, departamentos relevantes e agências de gestão nacional de parques, e exige que todas as partes estabeleçam mecanismos correspondentes e fortalecem a coordenação do trabalho; Melhorar o gerenciamento diário, a patrulha e outros sistemas, melhorar o sistema de confirmação e registro dos direitos de recursos naturais, fortalecer a construção do sistema de rede de monitoramento e fazer um bom trabalho na prevenção e mitigação de desastres, gerenciamento de segurança e garantia de emergência; Esclareça que o Estado estabelece um sistema diversificado do sistema de garantia do Fundo Nacional e do Sistema de Compensação de Proteção Ecológica com base no investimento financeiro e incentiva as forças sociais a fornecer apoio à construção do parque nacional, estabelecendo fundos, doações e financiamento.
"A particularidade da missão dos parques nacionais, a amplitude do escopo da gestão e a complexidade dos objetos de gestão tornam a aplicação da lei abrangente um vínculo importante na construção do sistema de parques nacionais". Sun Youhai enfatizou que a lei do parque nacional fortalece ainda mais a aplicação da lei abrangente dos parques nacionais e autoriza as agências de gestão do parque nacional a exercer o poder administrativo da penalidade para atos ilegais nos parques nacionais. Ao mesmo tempo, a lei do parque nacional estipula responsabilidades legais claras e faz conexões com outras leis relevantes para atos ilegais, como danos, alterações, obstrução ou desmantelamento ou movimentação de sinais de fronteira do parque nacional, realizando atividades proibidas nos parques nacionais e desobedecer à administração das agências de administração do parque nacional.


