localização atual:notícias > news > texto
Sob várias pressões, o comércio exterior da China "estabiliza sua posição"
2025-07-06 fonte:Rede de notícias da

O comércio exterior da China começou sob pressão na primeira metade do ano e saiu de uma clara "linha ascendente".

A taxa de crescimento de importação e exportações nos dois primeiros meses diminuiu 1,2% em relação ao ano anterior, e a taxa de crescimento passou de negativa para positiva no primeiro trimestre, aumentou para 2,4% nos primeiros quatro meses e recuperou ainda mais 2,5% nos primeiros cinco meses e a taxa de crescimento cumulativa de importações e exportações subiu no mês do mês. Os estudiosos aqui acreditam que muitos fatores, como exportação, excedendo as expectativas, otimizando a estrutura comercial e as políticas eficazes apoiam em conjunto esse desempenho positivo.

No entanto, quando a "segunda metade", a pressão do comércio exterior da China não pode ser ignorada. Chen Jianwei, professor do Instituto Nacional de Abertura da Universidade de Negócios e Economia Internacional, apontou em uma entrevista ao Serviço de Notícias da China que as gotas repetidas dos Estados Unidos e políticas comerciais extremamente incertas ainda serão a maior variável.

O mais recente relatório do "Relatório de perspectivas econômicas e financeiras do terceiro trimestre do terceiro trimestre", divulgado pelo Banco da China, mencionou que há incerteza no processo de negociações tarifárias entre os Estados Unidos e os principais parceiros comerciais, e o jogo tarifário nas principais economias ainda está evoluindo, o que pode ter efeitos de flauta nas exportações da China.

Sob o impacto das mudanças no ambiente comercial, o momento do crescimento econômico global enfraqueceu e a desaceleração da demanda estrangeira comprimiu ainda mais o espaço de exportação da China. Além disso, fatores como o aumento da base também pressionam o crescimento das exportações na segunda metade do ano.

Com vários desafios combinados, como o comércio exterior da China pode "estabilizar sua posição"?

Chen Jianwei acredita que as vantagens da China na estrutura do produto e nas redes comerciais ajudam a resistir a choques externos. Por um lado, a estrutura dos produtos de exportação foi otimizada continuamente e a tendência de atualizar para produtos de alto valor e alta tecnologia é óbvia. As vantagens competitivas da China em alta tecnologia, novas energia e outros campos devem fornecer um novo impulso para as exportações.

Por outro lado, o ritmo da diversificação do mercado ainda está acelerando. As trocas comerciais da China com economias emergentes e em desenvolvimento estão se tornando cada vez mais frequentes, o que contribuirá mais para o comércio exterior.

Desde este ano, as autoridades chinesas também implementam ativamente as políticas, começando ao melhorar o nível de abertura, melhorar o ambiente do comércio exterior e melhorar a competitividade das empresas, a fim de fornecer novo apoio ao desenvolvimento do comércio exterior.

Promover o programa piloto abrangente de expandir a abertura do setor de serviços e implementar a estratégia de melhorar as zonas piloto de livre comércio. & Hellip; & Hellip; uma série de medidas institucionais de alto nível para lidar com as incertezas externas com a certeza da expansão da abertura. A zona piloto abrangente do comércio eletrônico transfronteiriço será expandido novamente, e o desenvolvimento inovador de novos formatos comerciais promoverá ainda mais a melhoria da qualidade e a atualização do comércio exterior.

Acelere o desenvolvimento integrado do comércio nacional e externo, e as "duas pernas" das vendas de comércio exterior e domésticas das empresas andarão mais constantemente. O Ministério do Comércio declarou recentemente que ajudará mais empresas a integrar operações de comércio nacional e externo e melhorar o nível de desenvolvimento integrado. Mais de 330 passeios de qualidade no comércio exterior serão realizados na segunda metade do ano.

O Conselho da China para a promoção do comércio internacional mencionou anteriormente que, sob um pacote de políticas para estabilizar o comércio exterior, as empresas de comércio exterior estão abrindo mercados incrementais, expandindo os mercados de vendas domésticas e vinculando -se para aprimorar a resiliência da cadeia de suprimentos e superar os desafios atuais. Os analistas da indústria disseram que, à medida que os efeitos da política emergem gradualmente, a vitalidade do comércio exterior da China deve melhorar ainda mais.

Algumas alterações positivas surgiram. Uma pesquisa recente do HSBC Group Trade Prospect para empresas globais mostra que as empresas globais geralmente respondem a novas mudanças comerciais, ajustando suas estratégias comerciais, incluindo reavaliar a importância dos principais mercados para o seu crescimento comercial. Entre os mercados -alvo que planejam aumentar as trocas comerciais, a China recebeu a maior proporção de empresas entrevistadas.

Cheng Shi, economista -chefe da ICBC International, acredita que, embora ainda haja incerteza no ambiente externo, a China explorará e moldará novas vantagens comparativas e espaço de crescimento, contando com as vantagens de toda a cadeia industrial e a otimização e atualização do produto e da estrutura de mercado. O status de exportações da China e o conteúdo agregado de valor na cadeia de valor global aumentarão constantemente, fornecendo suporte sólido para melhorias constantes na qualidade do comércio exterior.

Classificação de leitura
Sob várias pressões, o comércio exterior da China "estabiliza sua posição"
Sob várias pressões, o comércio exterior da China "estabiliza sua posição"
Ambos os dois porta -aviões da China estão abertos ao público pela primeira vez em Hong Kong. Que sinal ele envia? Interpretação especializada
Ambos os dois porta -aviões da China estão abertos ao público pela primeira vez em Hong Kong. Que sinal ele envia? Interpretação especializada
Notícias em destaque
Ambos os dois porta -aviões da China estão abertos ao público pela primeira vez em Hong Kong. Que sinal ele envia? Interpretação especializada
Os primeiros cinco meses aumentaram 55% ano a ano! A taxa de transferência de contêiner de porto de terra internacional de Guiyang excede 150.000 teus
Recupere, recupere! "Conde" diz que o mercado de commodities está operando de forma estável e progredindo, e a recuperação econômica e a tendência positiva continuam.
Através dos dados, a macro liquidez da China é "vibrante" e fornece um bom suporte para o mercado de ações e títulos
Ponto de acesso 24 horas
1Ambos os dois porta -aviões da China estão abertos ao público pela primeira vez em Hong Kong. Que sinal ele envia? Interpretação especializada
2Os primeiros cinco meses aumentaram 55% ano a ano! A taxa de transferência de contêiner de porto de terra internacional de Guiyang excede 150.000 teus
3Recupere, recupere! "Conde" diz que o mercado de commodities está operando de forma estável e progredindo, e a recuperação econômica e a tendência positiva continuam.
4Através dos dados, a macro liquidez da China é "vibrante" e fornece um bom suporte para o mercado de ações e títulos
Unified Service Email:chinanewsonline@yeah.net
Copyright@ www.china-news-online.com