De demonstrações de demonstração anteriores e exposições estáticas aos testes em larga escala e aplicações em pequena escala de hoje, e mostrou o potencial de aplicação nos campos de fabricação industrial, cuidados de idosos e outros campos, o desenvolvimento de robôs humanóides vem mudando a cada ano que passa. Muitas instituições de mercado prevêem que este ano deve se tornar o primeiro ano de produção em massa de robôs humanóides, e produtos relacionados abrirão ainda mais o mercado.
Por que os robôs humanóides podem acelerar sua "evolução"? O progresso tecnológico é o principal motivo. Com o desenvolvimento de tecnologias como inteligência artificial e fabricação de precisão, os robôs humanóides tornaram-se mais inteligentes em controle de movimento, percepção ambiental, entendimento semântico, interação humano-computador, etc., e os movimentos que podem ser concluídos estão se tornando cada vez mais complexos, e a postura de caminhada, sentar e deitar é gradualmente "silky".
Apenas alguns anos atrás, os robôs humanóides ainda precisavam escanear e modelar com antecedência para se adaptar ao meio ambiente. Com a introdução dos modelos de IA, as capacidades abrangentes dos robôs humanóides foram significativamente melhorados. Ao usar meios técnicos, como processamento de linguagem natural, reconhecimento e síntese de fala, os robôs humanóides já podem interagir e se comunicar efetivamente com os seres humanos. Essas tecnologias "fundações" os ajudam a sair do laboratório e a executar várias tarefas em um ambiente real.
Nesta onda de desenvolvimento de robôs humanóides, meu país é basicamente sincronizado com o nível avançado mundial em P&D, e a cadeia industrial é gradualmente estabelecida. As vantagens dos mercados domésticos em escala de super grande escala e ricos cenários de aplicação oferecem oportunidades para o desenvolvimento industrial. Os departamentos relevantes introduziram uma série de medidas de suporte para melhorar as leis e regulamentos relevantes e também estão criando um ambiente de mercado mais padronizado e ordenado para o desenvolvimento de robôs humanóides.
O robô humanóide está fazendo grandes progressos, mas, para poder fazer progressos constantes e etapas constantes, precisamos continuar trabalhando duro. Devemos entender e tolerar os "erros" ocasionais dos robôs humanóides ao dançar Yangko e as quedas que ocorrem durante a corrida. De fato, a tolerância por "erros" ou até "falhas" é o ambiente social necessário para inovação e avanços. Há motivos para acreditar que, em um futuro próximo, os robôs humanóides serão melhor integrados ao mundo real e competirão com mais cenários de aplicação.