Na tarde de 9 de maio, horário local, o presidente Xi Jinping se reuniu com o líder de Mianmar Min Aung Hlaing durante sua celebração do 80º aniversário da vitória da grande guerra patriótica em Moscou.
Xi Jinping apontou que a China e Mianmar são uma comunidade de futuro compartilhado que compartilha Weal e Ai e se ajuda. Os cinco princípios de coexistência pacífica e o espírito de Bandung defendidos pela China e Mianmar tornaram -se mais fortes ao longo do tempo e o valor dos tempos foi destacado continuamente. Este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. A China defenderá o conceito de bom bairro, bairro seguro, vizinhança rica, destino amigável, sincero, favorável e compartilhado, e trabalhará com Mianmar para aprofundar a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado, construir a "cinto e a estrada" com alta qualidade, implementar a iniciativa de desenvolvimento global, a iniciativa de segurança global e a iniciativa civilização e a civilização e a iniciativa e a iniciativa civilizada e a realização de pessoas e a realização da iniciativa civilizada e da civilização global, e a iniciativa civilizada e a realização da iniciativa civilizada. Há pouco tempo, um severo terremoto em Mandalay, Mianmar causou grandes baixas e perdas de propriedades. A China foi a primeira a enviar forças de resgate a ajudar os materiais humanitários de emergência e está disposto a continuar prestando assistência para apoiar a reconstrução de Mianmar em casa. A China apóia Mianmar a seguir um caminho de desenvolvimento que está alinhado com suas condições nacionais, soberania de salvaguarda, independência, integridade territorial, estabilidade nacional e avançando constantemente a agenda política doméstica. Os dois lados devem aprofundar a cooperação estratégica e continuar promovendo a construção de projetos-chave no corredor econômico China-Mianmar. Esperamos que o lado de Mianmare efetivamente garanta a segurança do pessoal, instituições e projetos chineses em Mianmar e se esforce para reprimir crimes transfronteiriços, como jogo on-line e fraude eletrônica. Os dois lados devem defender em conjunto o sistema internacional com as Nações Unidas em sua essência e a ordem internacional baseada no direito internacional e salvaguardar os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento.
Min Aung Hlaing disse que depois que Mianmar sofreu um terremoto, a China imediatamente expressou suas sinceras condolências a Mianmar e prestou assistência a Mianmar e ajudou Mianmar em desastres. Isso reflete a amizade e os verdadeiros sentimentos por Mianmar e o povo de Mianmar sempre se lembrarão disso. Sob a liderança sábia do Presidente Xi Jinping, a modernização de estilo chinês alcançou realizações notáveis. Mianmar atribui grande importância às relações com a China e está disposto a ser um vizinho amigável digno da confiança da China para sempre. Mianmar está comprometido em promover a cooperação entre os dois países nas áreas de economia, comércio, energia etc., e fará todos os esforços para garantir a segurança dos projetos e do pessoal da China em Mianmar. Mianmar aprecia muito as três principais iniciativas globais da China e o conceito de construir uma comunidade com um futuro compartilhado com os países vizinhos, e está disposto a trabalhar com a China para enfrentar desafios comuns.
Cai Qi, Wang Yi e outros participaram.