Na tarde de 9 de maio, horário local, o Presidente Xi Jinping se reuniu com o presidente cubano Dias Carnell durante sua celebração do 80º aniversário da vitória da grande guerra patriótica em Moscou.
Xi Jinping apontou que, nos últimos anos, eu me encontrei com o presidente do camarada muitas vezes para levar em conjunto as relações China-Cucus a um novo estágio de confiança mútua política mais profunda, cooperação estratégica mais próxima e mais fundação de opinião pública sólida. Este ano marca o 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre China e Cuba. A China está disposta a consolidar ainda mais sua amizade com o núcleo de ferro com o Cuba, construir uma comunidade mais próxima de futuro compartilhado entre o cubismo médio e estabelecer um modelo de unidade e cooperação entre países socialistas e assistência mútua sincera entre os países em desenvolvimento. Os dois lados devem promover trocas em todos os níveis e cooperação em vários campos para se aprofundar e praticamente, de modo que a confiança mútua de alto nível sempre se tornará um símbolo distinto da relação entre os dois partidos e os dois países da China. A China apoia firmemente Cuba na defesa da soberania nacional, opondo -se a interferências e bloqueios estrangeiros e apoiando o desenvolvimento econômico e social de Cuba. Como membros importantes do Sul Global, os dois lados devem fortalecer a coordenação e a cooperação dentro das estruturas do BRICS, Fórum da China-Latina America, etc., opor-se a política de poder e bullying unilateral e salvaguardar a justiça e justiça internacionais.
Dias-Carnell disse que Cuba e China são amigos e irmãos íntimos, e o lado cubano agradeceu à China por seu forte apoio a longo prazo ao desenvolvimento econômico e social de Cuba. O lado cubano permanece firmemente pelo princípio de uma-china e está disposto a fortalecer a cooperação mutuamente benéfica com a China, aprimorar as trocas amigáveis das pessoas, fortalecer a coordenação e a cooperação nos assuntos internacionais e regionais, construir profundamente uma comunidade com um futuro compartilhado e promover um maior desenvolvimento de relações bilaterais. O lado cubano apóia as três principais iniciativas globais e está disposto a se opor em conjunto ao unilateralismo e ao protecionismo com a China e proteger os interesses comuns da comunidade internacional.
Cai Qi, Wang Yi e outros participaram.