O repórter aprendeu no Observatório Nacional da Academia de Ciências Chinesas de que novos progressos foram feitos na pesquisa do primeiro satélite astronômico de raios-X de grande campo do meu país, o satélite "Tianguan" e capturou um raro sistema de raios-X.
O telescópio de raios-X de campo amplo equipado pelo Satellite de Tianguan captura eventos de radiação de raios-X curtos e de alta energia de um par de corpos celestes raros na galáxia adjacente, a nuvem de magelânica e usa a traseira de separação X-Ray-Ray-Ray. Execute observações direcionais para obter informações mais detalhadas sobre raios-X durante a explosão da fonte. Essa descoberta abre novos caminhos para explorar a interação e a evolução de estrelas maciças, confirmando a capacidade única do satélite de capturar novas fontes de raio-X que são fugazes no universo. Como o primeiro artigo liderado pela Agência Espacial Europeia com base nos dados de satélite "Tianguan", o resultado foi oficialmente divulgado na "Astrophysics Magazine Express" em 19 de fevereiro de 2025, tempo de Pequim.
Essa estranha combinação de corpos celestes contém uma grande estrela quente com uma massa de mais de 10 vezes o sol e um denso anão branco com uma massa igual ao sol. Atualmente, apenas alguns desses sistemas foram descobertos na comunidade científica, e é a primeira vez que os cientistas podem acompanhar todo o processo desse estranho sistema binário, desde o súbito surto de raios-X até o declínio gradual desse tipo.
△ Tianguan Satellite Art Imagination