Em 11 de novembro, o porta-voz do Ministério do Comércio respondeu à pergunta de um repórter sobre a suspensão da implementação pelos EUA de regras penetrantes de controle de exportação.
Um repórter perguntou: Em 10 de novembro, horário do leste dos EUA, o Departamento de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio dos EUA emitiu um anúncio no Registro Federal anunciando uma suspensão de um ano da implementação de regras penetrantes de controle de exportação. Qual é o comentário do Ministério do Comércio sobre isso? Será prorrogado após um ano?
Resposta: A China notou que os Estados Unidos anunciaram que suspenderão a implementação de regras de controle de exportação penetrante de 10 de novembro de 2025 a 9 de novembro de 2026. Ou seja, durante este período, as empresas afiliadas que detêm mais de 50% das ações de empresas incluídas na "lista de entidades" de controle de exportação dos EUA e outras listas de sanções não estarão sujeitas às mesmas sanções de controle de exportação devido a regras de penetração. Esta é uma medida importante tomada pelos Estados Unidos para implementar o consenso alcançado nas Consultas Económicas e Comerciais de Kuala Lumpur entre a China e os Estados Unidos. Os dois lados continuarão a discutir acordos após a suspensão de um ano.
A China está disposta a trabalhar com os Estados Unidos para defender os princípios de respeito mútuo e consulta igualitária, fortalecer o diálogo e os intercâmbios, gerir adequadamente as diferenças e criar conjuntamente boas condições para promover a cooperação mutuamente benéfica entre as empresas dos dois países e garantir a segurança e a estabilidade das cadeias industriais e de abastecimento globais.
(repórter de CCTV Ding Yani Lin Shan)



